Climate change

Capitalismo vs Alterações Climáticas: É urgente tomar um partido

O Acordo de Paris é uma marca histórica dos nossos tempos. Não é exagero afirmar que brotam reportagens jornalísticas e artigos científicos sobre as alterações climáticas quase diariamente. Apesar de toda esta atenção por parte dos media, o debate científico e o debate político permanecem separados. Isto é evidente no recente editorial da Nature: planos políticos não são transparentes e não são apoiados por revisões científicas. A distância entre políticos e cientistas é também clara na esfera pública: ‘nós’ somos os informados progressistas e ‘eles’ as pessoas ignorantes e perigosas.
A raíz mais profunda dos problemas climáticos, porém, não são debatidas: o capitalismo. Infelizmente, os cientistas continuam a falhar em compreender isto.
A guerra contra as alterações climáticas não é simplesmente exercida ao mudar drasticamente os nossos hábitos ou reforçar as regras restritas. É uma luta para eliminar os lucros irrestritos e a impunidade do capital das petrolíferas e do carvão. Enquanto o sistema energético continuar a gerar lucros, quaisquer políticas apenas serão bem sucedidas ao focarem-se nas manifestações do problema, e não nas suas raízes.
Tal como a membro do Painel Consultivo do DiEM25, Naomi Klein, afirmou no seu livro ‘This Changes Everything: Capitalism vs The Climate’, as alterações climáticas são uma batalha entre o capitalismo e o resto do planeta.
Precisamos de construir coligações abertas e amplas para trazer mudança ao sistema. Precisamos de organizar contigo e ouvir-te. O tempo está a acabar.
Aris é membro e voluntário do movimento DiEM25.
 
 

Do you want to be informed of DiEM25's actions? Sign up here