Belgrade elections here we come!

Eleições em Belgrado – Vamos participar?

Como tiveram oportunidade de ler na semana passada, as eleições municipais, em Belgrado, terão lugar no dia 4 de Março, e o grupo local de Belgrado de DiEM25 (CED) está a participar num movimento de raiz local, para devolver a cidade aos seus cidadãos.

Ao longo da última semana, o CED de Belgrado ajudou a recolher assinaturas para permitir ao movimento Ne Da(vi)mo Beograd/Don’t let Belgrade d(r)own disputar as próximas eleições. Apesar de inúmeros obstáculos (já para não referir atividades algo duvidosas, como a ausência de funcionários públicos que, supostamente, deveriam verificar cada assinatura e residência!), foram angariadas o número de assinaturas necessárias. O passo que se seguiu foi constituir a lista de candidatos para a Assembleia da cidade, o que foi conseguido na passada quinta-feira.

Estamos felizes por anunciar que dois membros de DiEM25 disponibilizaram-se para fazerem parte da lista de candidatos, com o movimento Don’t let Belgrade d(r)own. Eles são:

– Ivana Nenadović, membro do Colectivo Cordenador (CC) do DiEM25, produtora de teatro e coordenadora do CED de Belgrado.

– Zoran Sokolovski o nosso especialista económico e do New Deal Europeu, também membro do CED de Belgrado.

O CED de Belgrado também está a ajudar a desenvolver o programa político de Don’t let Belgrade d(r)own. Em particular, têm-se focado em propostas políticas e sociais, inspiradas pelo DiEM25 e adaptadas à situação de Belgrado, como os créditos digitais sobre os impostos de rendimentos e a taxação de locais de trabalho e casas desocupadas. Também estão a trabalhar sobre propostas inovadoras, nos domínios cultural e ecológico.

Como acontece sempre com o DiEM25, a nossa participação nestas eleições será sujeita à votação de todos os membros de DiEM25. Os detalhes serão anunciados brevemente, mas podem ler aqui a proposta inicial.

Se for aceite pelos membros de DiEM25, a presença de Ivana e Zoran nesta lista constituirá um grande passo em frente para o DiEM25 da Sérvia. Ela permitirá assegurar que mais uma força política enraizada na Europa fará parte da implementação do programa do New Deal Europeu.

O CED de Belgrado apoia aqueles que partilham a sua luta, que lutam nas ruas, enquanto outros continuam a fazer negócios como de costume. O CED de Belgrado junta-se com pessoas que provam que existe uma alternativa, capazes de fazer a diferença na próxima região rebelde, no próximo país rebelde!

Do you want to be informed of DiEM25's actions? Sign up here