Ken Loach, Membro do DiEM25, vence a Palma de Ouro em Cannes

O aclamado realizador Britânico e membro do DiEM25, Ken Loach, foi galardoado ontem à noite com aquela que é agora a sua segunda Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes, , com o filme I, Daniel Blake.
O filme, que retrata um homem portador de deficiência em luta com o sistema do Estado Social inglês, é representativo da preocupação duradoura de Ken Loach com as políticas sociais.
No seu discurso, Loach elogiou o festival por apoiar “um cinema que representa a convergência das pessoas contra os ricos e poderosos”.
Loach tinha já ganho este prémio em 2006, com o seu drama de guerra Ventos da Liberdade (The Wind that Shakes the Barley).
Yanis Varoufakis, co-fundador do DiEM25, assinalou este feito de Loach: “Desde há muitos anos que os filmes do Ken Loach têm sido exemplares em políticas progressistas e estéticas de inconformidade. Pessoalmente, desde o momento quando vi o Chuva de Pedras (Raining Stones), que a minha ideia de um mundo a desabar sob a nuvem do neoliberalismo tem sido substancialmente influenciada pelo olhar incisivo do Loach. Hoje celebramos não só mais um grande filme do Ken Loach, mas também o facto de tal diatribe sobre os danos da austeridade ter sido reconhecida em Cannes. Isto é importante porque a Europa está a desintegrar-se como resultado da marcha triunfante da austeridade sobre o continente. O DiEM25 foi fundado em resposta a esta desintegração derivada da austeridade. E o Ken Loach esteve lá no nosso primeiro dia, a concordar em ser um signatário do manifesto do DiEM25 e em ser membro fundador. Muitos Parabéns Ken”.
“Há uma crueldade consciente quanto à maneira como organizamos as nossas vidas neste momento, quando dizem aos mais vulneráveis que quando vivem em pobreza é por culpa própria”, disse Loach no início do festival. “Se não tens trabalho, é culpa tua não teres um emprego. Não é só no Reino Unido, há um desemprego massivo por toda a Europa”.
O realizador de 79 anos é agora um dos únicos nove cineastas a receberem o principal prémio do Festival de Cannes por duas vezes.

Queres receber informação sobre as ações do DiEM25? Junta-te aqui

A emancipação de Portugal passa por derrotar a oligarquia da UE

Portugal está no centro da sua própria tempestade, uma tempestade que reflecte a tragédia da Grécia em 2015

Ler mais

Lisboa: Estreia da série documental de Yanis Varoufakis e debate Melhor Democracia, Melhor Europa

A série documental No Olho da Tempestade: a odisseia política de Yanis Varoufakis estreia em Lisboa a 28 de Setembro, seguida do debate Melhor ...

Ler mais

Eleições em França: Ameaça da extrema-direita frustrada na segunda volta

A França pode respirar de alívio, uma vez que a extrema-direita do Rassemblement National foi derrotada na segunda volta das eleições parlamentares

Ler mais

A banalidade da democracia

O que torna as nossas democracias banais não é a utilização consciente de métodos perversos para silenciar a liberdade de expressão, mas sim a ...

Ler mais