Mudança radical, por consenso

DiEM25 Portugal
Seg 07, 2018, Artigos Member-contributed
Spread the word

No discurso mais recente de Barack Obama na África do Sul, o antigo presidente dos EUA ofereceu um diagnóstico honesto e franco dos nossos desafios económicos e políticos:

Embora a globalização e as inovações tecnológicas tenham trazido novas oportunidades e um crescimento económico incrível em zonas do mundo que antes enfrentavam dificuldades, também desorientaram os setores agrícola e industrial em vários países. A globalização reduziu a procura por certos trabalhadores, ajudou a enfraquecer os sindicatos e o poder de negociação laboral. Tornou mais fácil o incumprimento de leis tributárias e regulações estatais – agora é possível transferir milhares de milhões de dólares com o premir de uma tecla num computador. E o resultado dessas tendências tem sido uma explosão a nível da desigualdade económica. Significa que umas quantas dezenas de indivíduos controlam a mesma riqueza que a metade mais pobre da Humanidade.”

Este é um refrão familiar – o DiEM25 partilha a raiva em relação à injustiça destes desequilíbrios explosivos.

No entanto, ao contrário de Obama, o DiEM25 oferece soluções, políticas concretas para eliminar paraísos fiscais, fortalecer os movimentos sindicalistas, e refrear a desigualdade.

Junta-te ao movimento, e ajuda-nos a lutar para um mundo melhor.

Do you want to be informed of DiEM25's actions? Sign up here.