Naomi Klein apoia deputados da MeRA25 no dia em que o Parlamento grego ratifica acordos de extracção de petróleo e gás

Esta manhã, no Parlamento grego, os membros parlamentares do MeRA25 estão a travar uma luta total contra a ratificação de contratos desastrosos entre o governo anterior (SYRIZA) e companhias petrolíferas multinacionais. Os contratos a ratificar dão às empresas (incluindo a Exxon-Mobil e a Total) licença total para perfurar, extrair e explorar reservas de gás e petróleo nos belos mares da Grécia (Jónico, Egeu, Creta e Líbia).

Infelizmente, todos os outros partidos gregos concederam à MeRA25 o monopólio da oposição programática à exploração de novas fontes de combustíveis fósseis.

  • O governo da Nova Democracia está, hoje, a caminhar alegremente pelo caminho pavimentado pela anterior administração da SYRIZA, que assinou os contratos originais
  • A SYRIZA está agora a votar contra a ratificação apesar do fato de que a tinta ainda não secou nos contratos assinados pelos seus ministros (eles estão a votar contra com o pretexto de que se opõem à iminente privatização da única empresa grega envolvida, apesar do triste fato de que foram os ministros da SYRIZA que começaram a bola rolando para sua privatização!)

O Partido Comunista também está a votar contra com o argumento de que eles se opõem a todas as perfurações de multinacionais estrangeiras, mesmo que eles sejam em princípio, a favor da exploração de petróleo e gás (como se tudo estivesse bem se a catástrofe climática fosse acelerada por empresas estatais!).

Este monopólio contra toda a nova exploração de combustíveis fósseis que outros partidos nos estão a oferecer é um monopólio que gostaríamos de não ter. Ficaríamos entusiasmados se outras partes se juntassem a nós na condenação da prospecção de petróleo e gás e no apoio à transição verde de que a humanidade tão desesperadamente necessita, em vez de fingir que tem uma mentalidade ecológica ao mesmo tempo que apoia novos combustíveis fósseis. Infelizmente, recusam-se a fazê-lo.

Felizmente, há outras vozes que se fundem com as nossas – com a voz da MeRA25 e da DiEM25. São as crianças que atacam em todo o mundo todas as sextas-feiras, exigindo o seu futuro de volta. E há as vozes das pessoas idosas – ativistas, cientistas e intelectuais influentes em todo o mundo.

Como a de NAOMI KLEIN que, hoje, está enviando uma mensagem de apoio aos nossos parlamentares do MeRA25. Aqui está a mensagem de Naomi:

A Grécia está na linha de frente em aceleração do colapso climático. Os vossos agricultores estão a sofrer com uma seca prolongada e vocês perderam demasiadas vidas devido a incêndios florestais. Como nação costeira, vocês também estão lidando com a realidade de que cada vez mais pessoas além de suas fronteiras têm sido forçadas a abandonar suas amadas pátrias, porque essas terras se tornaram inviáveis devido à seca e aos conflitos intensificados pela escassez de água.

Neste contexto de sofrimento em rápida escalada, está além da loucura para vocês literalmente derramar combustível sobre estas chamas planetárias, ratificando contratos com quatro companhias petrolíferas para extrair ainda mais combustíveis fósseis de seus belos mares, colocando em perigo ecossistemas frágeis em escala local e planetária.

Eu defendo a MeRA25 como a única parte que se opõe vigorosamente a esta legislação imprudente. Peço a todos os legisladores de boa consciência que ouçam a ciência – e ouçam as crianças de todo o mundo a lutar pelo seu futuro – e que se juntem à MeRA25 para traçar o limite. Porque a nossa casa está a arder e temos uma janela muito pequena para apagar as chamas.

Do you want to be informed of DiEM25's actions? Sign up here

Doar para a causa