O CED de Viborg e o projeto de animação da Primavera Europeia está a crescer nos campos rurais da Dinamarca

O 10 de Março marca a primeira reunião para o CED de Viborg!
Claramente, toda a gente conhece Viborg: a outrora capital medieval, e mais tarde, o assento da Reformação Dinamarquesa, agora uma sonolenta cidade estudantil. Na sala de aulas da Workshop de Animação do Colégio-Universitário VIA, nove bem-despertos alunos oriundos da Letónia, Israel, Dinamarca, Suécia, Noruega, Itália e Brasil encontraram-se e debateram ideias.
Uma semana mais cedo, quatro de nós tivemos uma conversa durante tarde no homebuilt pub Høgni, para falar sobre o DiEM25 e as eleições para o Parlamento Europeu. Foi um evento informal com cerveja e petiscos, mas com uma ordem do dia séria e muitas palavras por minuto.
Perto do final, nós perguntámos se alguém estaria interessado em colaborar num projeto de animação coletivo para promover as ideias apresentadas. Muitas pessoas se inscreveram, e aqui estamos nós, de volta à sala de aula.
Depois de recapitularmos as principais propostas políticas do DiEM25, tivemos uma discussão aberta – debatendo ideias sobre como estruturar o projeto de animação e sobre as suas expectativas. Decidimos realizar uma workshop YES, no próximo Domingo, na qual nenhuma ideia será posta de parte.
Ali iremos – em linha com o espírito do DiEM25 – coletivamente atirar o barro (ideias) à parede e ver quais colam, observá-las a todas e depois escolher quais usar para o projeto.
Depois de escolhidas as ideias que serão o ponto de partida, deixaremos as pessoas trabalhar livremente e intuitivamente a partir dessas – e marcar um dia de ruminar coletivo, onde todos iremos começar a animar pela madrugada até ao anoitecer – para criar o apoio e a oportunidade para partilhar conhecimento.
Então, aqueles de nós que estejam interessados em trabalhar no texto/voz do projeto, iremos sentar-nos e trabalhar para criar uma narrativa clara e relevante. No final, planeamos a nossa participação na greve escolar do dia 15 de Maio e noutros eventos futuros.
Se gostarias de te juntar a nós, vem connosco! Todos são bem vindos.
Cumprimentos do CED de Viborg

Queres receber informação sobre as ações do DiEM25? Junta-te aqui

Yanis Varoufakis responde às perguntas frequentes sobre Israel-Palestina

Respostas a uma série de perguntas que me são feitas frequentemente por amigos e críticos sobre a questão israelo-palestiniana

Ler mais

Uma esquerda verdadeiramente progressista, social e unida é urgente para Portugal

Chegaram ao fim oito anos de governação pelas mãos de António Costa e de mais um partido socialista que, à semelhança dos seus congéneres ...

Ler mais

Petição para a demissão de Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia

Ursula von der Leyen, violou o quadro jurídico da União Europeia e desrespeitou a decência moral básica

Ler mais

Declaração DiEM25 e MERA25: Paz Agora!

As guerras em Gaza e arredores, bem como na Ucrânia, não podem ser resolvidas militarmente. Não há vitória militar que não dê origem a mais ...

Ler mais