O precariado está a retaliar – Nós devemos apoiá-los

Na semana passada numa das praças históricas de Amsterdã,o os condutores do Deliveroo juntaram-se para transmitir uma mensagem ao Mundo. As suas exigências não são rebuscadas e são fundamentais: Uma apólice de seguro, segurança no trabalho e compensações justas.

Este movimento não é só Holanda nem só sobre o Deliveroo.
É um problema mundial. As empresas e as apps como a Uber, a Deliveroo e Airbnb alteraram as regras do trabalho e ambiente. Tratam muitas vezes os trabalhadores como trabalhadores independentes, obrigam-nos a usar os próprios carros, bicicletas e casas e resistem bastante a aceitar as responsabilidades do empregador.
Pior, fazem lobby para limitar os direitos do trabalhador, às vezes com o apoio dos governos — ao mesmo tempo que extraem lucros gigantescos e dão compensações baixas para acidentes de trabalho. É o capitalismo no seu melhor: De um lado os trabalhadores com quase zero direitos; Do outro, a acumulação de capital e poder.
No DiEM25, acreditamos nos direitos dos trabalhadores. Lutamos contra a acumulação desigual de riqueza por parte dos executivos, e contra aqueles que preferem ver os trabalhadores como escravos. não como seres humanos. A nossa Agenda Progressiva para a Europa oferece uma visão para um mercado de trabalho justo onde todos podemos prosperar.  Junta-te a nós aqui e contribui para o nosso pilar do trabalho!
 
Aris é membro e voluntário do DiEM25.
 

Queres receber informação sobre as ações do DiEM25? Junta-te aqui

Discurso de Yanis Varoufakis para o Congresso da Palestina em Berlim: proibido pela polícia alemã

O discurso que não pude fazer, porque a polícia alemã, na última sexta-feira, invadiu em Berlim

Ler mais

Petição: Suspender Israel do desporto internacional

Exigimos com urgência a suspensão imediata da participação de Israel em todos os desportos internacionais

Ler mais

Yanis Varoufakis responde às perguntas frequentes sobre Israel-Palestina

Respostas a uma série de perguntas que me são feitas frequentemente por amigos e críticos sobre a questão israelo-palestiniana

Ler mais

Uma esquerda verdadeiramente progressista, social e unida é urgente para Portugal

Chegaram ao fim oito anos de governação pelas mãos de António Costa e de mais um partido socialista que, à semelhança dos seus congéneres ...

Ler mais