O Progresso tecnológico não deve servir o capitalismo

Andrew Ng, um perito em inteligência artificial, apresentou um conjunto de propostas interessantes numa conferência recente nos Estados Unidos. Este especialista sabe como o progresso tecnológico e a automatização têm o potencial para destruir muitos empregos. No entanto ele mostrou-se contra o Dividendo Básico Universal, que é um expansão do Rendimento Básico Incondicional, que permitiria às pessoas beneficiarem dos lucros das empresas que financiaram através dos seus impostos. Este objetivo pode ser antingido por via de um Fundo Universal básico Educativo, como Ng sugere, mas debater estas propostas é algo que todos devíamos fazer.
Qualquer que seja o modelo, devemos certificar-nos que o único beneficiário não é o capitalismo: As pessoas deverão poder usufruir de uma educação na área  que queiram seguir e não aquilo que o capital diz que é o mais lucrativo. O dinheiro deve ser usado para eliminar as desigualdades sociais em vez de as tornar pior. Isto é o que deve suceder numa sociedade evoluída.
Os avanços tecnológicos devem beneficiar a vida das pessoas, não apenas o capitalismo, como expõe o nosso New Deal. Junta-te a nós e vamos torná-lo realidade!
Aris é membro e voluntário do DIEM25

Queres receber informação sobre as ações do DiEM25? Junta-te aqui

Petição: Suspender Israel do desporto internacional

Exigimos com urgência a suspensão imediata da participação de Israel em todos os desportos internacionais

Ler mais

Yanis Varoufakis responde às perguntas frequentes sobre Israel-Palestina

Respostas a uma série de perguntas que me são feitas frequentemente por amigos e críticos sobre a questão israelo-palestiniana

Ler mais

Uma esquerda verdadeiramente progressista, social e unida é urgente para Portugal

Chegaram ao fim oito anos de governação pelas mãos de António Costa e de mais um partido socialista que, à semelhança dos seus congéneres ...

Ler mais

Petição para a demissão de Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia

Ursula von der Leyen, violou o quadro jurídico da União Europeia e desrespeitou a decência moral básica

Ler mais