“Primavera Europeia”: A Lista transnational que apresenta a alternativa progressista para 2019

DiEM25 Portugal
Sex 04, 2018, Artigos
Spread the word

Desde o lançamento histórico da lista transnacional o mês passado, com o objetivo de levar uma agenda progressista comum às eleições europeias de 2019, o DiEM25 e os seus parceiros políticos reuniram-se em Lisboa para o seu segundo encontro a 26 de Abril.

E foi assim que aconteceu:

No 25 de Abril representantes da Conselho provisório da Lista Transnacional tomaram a Avenida juntamente com milhares para comemorar o  dia da Liberdade Português.

 

 

O Conselho reuniu-se no dia seguinte em Lisboa na Biblioteca de São Lázaro, onde as seguintes forças políticas estiveram presentes enquanto observadores: ActúaBarcelona en ComúDie LinkeNouvelle DonneParty of the European GreensParty of the European Left, e Transform!

 

 

O grupo cobriu  os tópicos de uma agenda preenchida durante uma sessão com a duração de 8 horas, que incluiu o acordo sobre um nome comum para a iniciativa eleitoral transnacional, uma posição sobre a relação com outros movimentos, partidos e listas, assim como um Código Ético que todos os candidatos devem cumprir. Uma série de grupos de trabalho compostos pelos membros de cada organização será formado nas próximas semanas para desenvolver uma estratégia de comunicação comum, presença online e um calendário para a campanha.

 

 

Enquanto todos os acordos do Conselho serão sujeitos a procedimentos democráticos internos de cada organização, aqui estão alguns aspetos chave que o Conselho transmitiu durante a reunião:

“Primavera Europeia”, o nome proposto pelos membros do DiEM25 recebeu o voto unânime para o nome da lista transnacional.

 

 

O Conselho acordou de forma unânime o Código ético cujos candidatos eleitorais em 2019 deverão respeitar e promover.

Os observadores foram convidados a tomar parte nas discussões. Oliver Schröder, membro do Die Linke e a representar o Presidente do Partido da Esquerda Europeia Gregor Gysi, elogiou a transparência do Conselho e a iniciativa corajosa.

 

Unidade e coerência foram os temas subjacentes durante as discussões do Conselho. Quanto ao aparecimento recente de outros projetos e iniciativas pan-europeias, o co-fundador do DiEM25, Yanis Varoufakis destacou a importância de haver discussões sobre as políticas atuais: ” o nosso pior inimigo”, disse, ” é não responder à questão sobre o que vamos fazer para transformar as instituições europeias”.

Benoit Hamon do Generation-s’ realçou a importância da campanha por valores positivos e um programa robusto.

 

 

O Rui Tavares do LIVRE propôs uma Comissão Europeia ” sombra” para democratizar o processo de eleição do Spitzenkandidat:

 

 

Como foi o caso depois do lançamento em Nápoles o mês passado, as conclusões desta reunião serão disponibilizadas online por todas as organizações participantes em breve. Simultaneamente, todas as decisões respeitantes ao programa da lista serão apresentados aos membros das organizações para consulta e eventual voto.

“Isto é, mais uma vez, o que nos torna um projeto único,”  realçou Varoufakis, “vamos receber feedback transnacional dos nossos membros, que poderão comentar o programa, não de um ponto de vista nacional mas Europeu”.

 

 

” Hoje tivemos a nossa segunda reunião e estamos a caminho de ter o nosso programa! Todos/as podem contribuir, mesmo não sendo membros: participação e transparência são o coração da nossa lista!”concluiu Varoufakis.

A próxima reunião do Conselho terá lugar em Paris no final de Maio 2018.

 

 

 

Cobertura pelos media

Euronews: Greece’s former finance minister gives grim assessment of his country’s economic health
Diário de Noticias: “O Governo português nunca teria sido formado se não desencadeássemos a nossa luta”
Radio Renascenca: Varoufakis foi “special guest star” no desfile de Lisboa
Público: O Governo português tem “uma dívida de gratidão” para com os gregos
RTP: Yanis Varoufakis não poupa críticas a Centeno
Jornal de Negócios: Varoufakis: Fim anunciado do memorando na Grécia não vai terminar com políticas de austeridade
Expresso: Varoufakis: Centeno é um “instrumento do Eurogrupo” e das políticas de Schäuble
Jornal de Negócios: Varoufakis: Actual Governo em Portugal foi formado porque Alemanha já não podia esmagar esquerda portuguesa
Observador: O que mudou com Centeno no Eurogrupo? “Nada”, acusa Varoufakis
Noticias ao Minuto: “Situação na Grécia piora diariamente. Virar a página? É insulto ao povo”
País ao Minuto: “Precisamos de uma nova revolução para libertar a Europa”
TVI: Milhares de portugueses (e um grego) comemoram 25 de Abril nas ruas de Lisboa
SIC Noticias: “Os cidadãos europeus estão fartos de pensamentos ilusórios”
Diário de Noticias: Lista transnacional concorre às eleições europeias de 2019 sob a designação de Primavera Europeia
SAPO24: Lista transnacional concorre às eleições europeias de 2019 sob a designação de Primavera Europeia
Público: “Sempre pensei que a esquerda se distingue pelo internacionalismo”
Jornal de Leiria: Actual governo em Portugal foi formado porque Alemanha já não podia esmagar esquerda portuguesa–Yanis Varoufakis

 

 

Do you want to be informed of DiEM25's actions? Sign up here.

DiEM25 Newsletter

Upcoming Events

Mai
31
Qui
2018
17:00 Official Opening – ‘Act for Demo... @ Stadsschouwburg - Rabozaal
Official Opening – ‘Act for Demo... @ Stadsschouwburg - Rabozaal
Mai 31@17:00
Official Opening – ‘Act for Democracy!’ Thursday 31 May Stadsschouwburg – Rabozaal Dear guest, We warmly invite you to join us for the official opening of the second edition of the Forum on European Culture: 

Read more
Jun
2
Sáb
2018
todo o dia Gründungsversammlung – DiEM25 Wa...
Gründungsversammlung – DiEM25 Wa...
Jun 2 todo o dia
Am 02.06.2018 findet in Frankfurt am Main did Gründungsversammlung unseres deutschen Wahlflügels in Frankfurt am Main statt.