Primavera Europeia aterra em Varsóvia

No último sábado estivemos no Kino Wisła no coração de Varsóvia e participámos no Congresso anual dos nossos parceiros polacos do Razem. O nosso objetivo foi lançar a Primavera Europeia — a nossa lista comum para as eleições para o Parlamento Europeu de 2019— na Polónia. (Vê aqui o rascunho do programa da Primavera Europeia!)
O dia começou com uma conferência de imprensa. Juntamente con os nossos parceiros do Razem e da Agnieszka Dziemianowicz-Bąk, membro do conselho nacional do Razem, o nosso co-fundador Yanis Varoufakis declarou que: “A maior ameaça aos cidadãos da Polónia, Grécia, Alemanha é a fragmentação da nossa casa comum, graças às políticas de Bruxelas e à Internacional Nacionalista que estão a desmembrar a Europa.”

O evento começou com vários oradores simpatizantes da Primavera Europeia: Génération.s da França, Alternativet da Dinamarca, MeRA25 da Grécia, Razem da Polónia (claro!) e outos. Na nossa agenda estava explanado o nosso programa, como observou um participante: Um dia de trabalho de sete horas, um ambiente saudável e o renascimento da Europa.

Isabelle Thomas da Génération.s, disse: “Queremos oferecer uma nova visão do que a Europa pode vir a ser.” Acrescentou que “ a Primavera Europeia vai propor a adoção da semana de 35 horas a nível Europeu.”


Depois o nosso  co-fundador,  Srećko Horvat, subiu ao palco. “O facismo nunca morreu”, afirmou. “ Está a decorrer uma guerra civil na Europa entre neoliberais e populistas de direita. São ambos dois lados da mesma moeda e estão contra nós: pessoas que lutam contra fronteiras e pela democracia”.

Um dos temas com maior destaque foram os direitos das mulheres. Agnieszka Dziemianowicz-Bąk disse que “ Os direitos das mulheres estão no centro da Primavera Europeia e do Razem”, enquanto que a sua colega Florentyna Gust acrescentou que: “Não pode existir democracia sem direitos iguais para as mulheres. Isto é exactamente o que o programa da Primavera Europeia oferece: uma visão progressiva para a Europa que coloca as mulheres no centro da nossa luta por um mundo melhor. ”


Rasmus Nordqvist do partido dinamarquês Alternativet subiu ao palco e falou com emoção sobre as questões ambientais. “ Estou orgulhoso por fazer parte da Primavera Europeia. Temos um novo Green New Deal for Europe que contêm as soluções que o planeta precisa. Vamos criar a melhor Europa possível para o mundo e para a transição que temos todos de fazer em conjunto.”
Maciej Konieczny, membro do Conselho Nacional do Razem, subiu ao palco e falou sobre a desigualdade. Disse que: “ A Europa que temos hoje é uma Europa onde quem lucra são os milionários enquanto que  maioria dos cidadãos não consegue alcançar um nível de prosperidade decente. A Europa do Status Quo não está a funcionar. Devemos mudá-la ou arriscamos a que esteja permanentemente em perigo.”
Yanis Varoufakis falou sobre o crescimento da extrema-direita. Disse que: “ Os facistas não vêem ter connosco vestidos com camisas castanhas, a oferecer terror ou violência mas sim com promessas.” Acrescentou também: “Ninguém na Europa pode prosperar se outros dentro da Comunidade Europeia são oprimidos.”

Por último decorreu um debate aberto sobre “cidades abertas na Europa”, que concluiu o evento.
Como é costume, as conclusões desta reunião serão disponibilizadas em breve por todas as organizações participantes.
Queres participar? Entra em contacto connosco.
 

Queres receber informação sobre as ações do DiEM25? Junta-te aqui

Neoliberalismo e Extrema-Direita: A Aliança do Descontentamento

O alavancar do Chega não é apenas fruto de um Portugal intolerante, racista e xenófobo, é, sobretudo, resultado de medidas económicas ...

Ler mais

O MERA25, partido político do DiEM25 na Alemanha, condena a viragem autoritária da Alemanha: Governo alemão apanhado a mentir sobre proibição de Yanis Varoufakis

O Ministério da Administração Interna alemão ultrapassou grosseiramente a sua autoridade ao impor uma proibição antidemocrática ao líder do ...

Ler mais

Discurso de Yanis Varoufakis para o Congresso da Palestina em Berlim: proibido pela polícia alemã

O discurso que não pude fazer, porque a polícia alemã, na última sexta-feira, invadiu em Berlim

Ler mais

Petição: Suspender Israel do desporto internacional

Exigimos com urgência a suspensão imediata da participação de Israel em todos os desportos internacionais

Ler mais