Primavera Europeia aterra em Varsóvia

No último sábado estivemos no Kino Wisła no coração de Varsóvia e participámos no Congresso anual dos nossos parceiros polacos do Razem. O nosso objetivo foi lançar a Primavera Europeia — a nossa lista comum para as eleições para o Parlamento Europeu de 2019— na Polónia. (Vê aqui o rascunho do programa da Primavera Europeia!)
O dia começou com uma conferência de imprensa. Juntamente con os nossos parceiros do Razem e da Agnieszka Dziemianowicz-Bąk, membro do conselho nacional do Razem, o nosso co-fundador Yanis Varoufakis declarou que: “A maior ameaça aos cidadãos da Polónia, Grécia, Alemanha é a fragmentação da nossa casa comum, graças às políticas de Bruxelas e à Internacional Nacionalista que estão a desmembrar a Europa.”

O evento começou com vários oradores simpatizantes da Primavera Europeia: Génération.s da França, Alternativet da Dinamarca, MeRA25 da Grécia, Razem da Polónia (claro!) e outos. Na nossa agenda estava explanado o nosso programa, como observou um participante: Um dia de trabalho de sete horas, um ambiente saudável e o renascimento da Europa.

Isabelle Thomas da Génération.s, disse: “Queremos oferecer uma nova visão do que a Europa pode vir a ser.” Acrescentou que “ a Primavera Europeia vai propor a adoção da semana de 35 horas a nível Europeu.”


Depois o nosso  co-fundador,  Srećko Horvat, subiu ao palco. “O facismo nunca morreu”, afirmou. “ Está a decorrer uma guerra civil na Europa entre neoliberais e populistas de direita. São ambos dois lados da mesma moeda e estão contra nós: pessoas que lutam contra fronteiras e pela democracia”.

Um dos temas com maior destaque foram os direitos das mulheres. Agnieszka Dziemianowicz-Bąk disse que “ Os direitos das mulheres estão no centro da Primavera Europeia e do Razem”, enquanto que a sua colega Florentyna Gust acrescentou que: “Não pode existir democracia sem direitos iguais para as mulheres. Isto é exactamente o que o programa da Primavera Europeia oferece: uma visão progressiva para a Europa que coloca as mulheres no centro da nossa luta por um mundo melhor. ”


Rasmus Nordqvist do partido dinamarquês Alternativet subiu ao palco e falou com emoção sobre as questões ambientais. “ Estou orgulhoso por fazer parte da Primavera Europeia. Temos um novo Green New Deal for Europe que contêm as soluções que o planeta precisa. Vamos criar a melhor Europa possível para o mundo e para a transição que temos todos de fazer em conjunto.”
Maciej Konieczny, membro do Conselho Nacional do Razem, subiu ao palco e falou sobre a desigualdade. Disse que: “ A Europa que temos hoje é uma Europa onde quem lucra são os milionários enquanto que  maioria dos cidadãos não consegue alcançar um nível de prosperidade decente. A Europa do Status Quo não está a funcionar. Devemos mudá-la ou arriscamos a que esteja permanentemente em perigo.”
Yanis Varoufakis falou sobre o crescimento da extrema-direita. Disse que: “ Os facistas não vêem ter connosco vestidos com camisas castanhas, a oferecer terror ou violência mas sim com promessas.” Acrescentou também: “Ninguém na Europa pode prosperar se outros dentro da Comunidade Europeia são oprimidos.”

Por último decorreu um debate aberto sobre “cidades abertas na Europa”, que concluiu o evento.
Como é costume, as conclusões desta reunião serão disponibilizadas em breve por todas as organizações participantes.
Queres participar? Entra em contacto connosco.
 

Do you want to be informed of DiEM25's actions? Sign up here

Somos pela democracia… até ela estar ao nosso alcance

O Parlamento Português como um sintoma da falta de democracia na Europa. No mês passado, de modo pouco noticiado, a Assembleia da República ...

Ler mais

Debate público do DiEM25 em Portugal: “A esquerda progressista faz falta à Europa?”

No passado dia 2 de Julho organizámos o nosso primeiro debate aberto ao público com o título “A esquerda progressista faz falta à Europa?”. ...

Ler mais

A Grécia e a UE deixaram para trás mais de 27 mil pessoas no Mar Egeu

Um estudo revela um número alarmante de casos em que a Guarda Costeira Grega e a FRONTEX ordenaram a migrantes que encontrassem o seu próprio ...

Ler mais

Junta-te ao DiEM25 na Marcha Azul pelo Clima!

A Marcha Azul pelo Clima, organizada pela plataforma Salvar o Clima, será já na próxima quarta-feira, dia 29 de junho às 18:00. Começaremos na ...

Ler mais