Sobre os resultados do referendo no Reino Unido

O DiEM25 fez uma campanha vigorosa em favor de uma votação radical no “IN”.

O “OUT” venceu porque os poderes instalados da UE tornaram impossível, através do seu reinado antidemocrático (para não mencionar a asfixia dos países mais fracos como Grécia), para o povo da Grã-Bretanha imaginar uma UE democrática.

A nossa campanha radical “IN” foi assim derrotada.

Podemos orgulhosamente olhar nos olhos dos poderes instalados em Bruxelas, Berlim, Frankfurt, Paris etc. e dizer-lhes: “Tentámos salvar a UE de vocês. Mas vocês envenenaram tanto a UE ao silenciar as vozes de democratas que, embora nós tenhamos tentado, não conseguimos convencer as pessoas da Grã-Bretanha a ficar.”

Nós, no DiEM25, não estamos dispostos a deixarmo-nos abater agora que o “LEAVE” venceu, contra os nossos melhores esforços. A partir de hoje, um novo e emocionante desafio começa para o nosso movimento democrático pan-europeu.

No DiEM25 rejeitámos a lógica de desintegração da UE implícita na campanha “LEAVE”. Mas também rejeitámos a lógica do business-as-usual para a UE propagada por David Cameron, Tony Blair, Wolfgang Schäuble, François Hollande, Jean-Claude Juncker, Hillary Clinton e todos os outros contribuintes para a perda de legitimidade, integridade e alma da UE.

O DiEM25 lamenta que o povo britânico tenha optado por sair na UE. Mas, ao mesmo tempo, o DiEM25 congratula-se com a determinação do povo britânico em enfrentar a diminuição da soberania democrática, causada pela despolitização abrupta de decisões políticas e pelo consequente défice democrático na UE.

A partir de hoje, o DiEM25 irá apoderar-se do voto “OUT” para promover a sua agenda radical de enfrentar os poderes instituídos da UE com mais força do que antes.

A desintegração da UE já está a decorrer a toda a velocidade. A campanha DiEM25 para construir pontes em toda a Europa, juntando democratas através das fronteiras e dos partidos políticos, é o que a Europa precisa, mais que nunca, para evitar o deslizar para um abismo xenófobo e deflacionário semelhante ao da década de 1930. Neste esforço, os progressistas britânicos estarão no centro das campanhas do DiEM25.

Queres receber informação sobre as ações do DiEM25? Junta-te aqui

Yanis Varoufakis responde às perguntas frequentes sobre Israel-Palestina

Respostas a uma série de perguntas que me são feitas frequentemente por amigos e críticos sobre a questão israelo-palestiniana

Ler mais

Uma esquerda verdadeiramente progressista, social e unida é urgente para Portugal

Chegaram ao fim oito anos de governação pelas mãos de António Costa e de mais um partido socialista que, à semelhança dos seus congéneres ...

Ler mais

Petição para a demissão de Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia

Ursula von der Leyen, violou o quadro jurídico da União Europeia e desrespeitou a decência moral básica

Ler mais

Declaração DiEM25 e MERA25: Paz Agora!

As guerras em Gaza e arredores, bem como na Ucrânia, não podem ser resolvidas militarmente. Não há vitória militar que não dê origem a mais ...

Ler mais