O facto de o MeRA25 não ter entrado no Parlamento é o menor dos problemas. O que é mais significativo é a desilusão da esquerda por não ter conseguido transformar o desastre da austeridade numa frente progressista e evitar a canalização da raiva para a extrema-direita.
Agradeço aos membros da nossa coligação e, em especial, aos independentes que nos apoiaram. Honraremos a vossa confiança.
A partir de amanhã, antes das eleições locais e europeias, a “MeRA25-Coligação para a Rutura” trabalhará incansavelmente para a reconstituição da esquerda pluralista, ecológica, unificadora e altruísta.
Nunca o nosso povo precisou tanto de uma esquerda assim no Parlamento como agora. E nunca essa esquerda fará tanta falta no Parlamento.
Nada está perdido para sempre, é claro. Recordo-me de setembro de 2009 – quando um governo sistémico foi eleito com 44%, mas que, em poucos meses, se desmoronou sob o peso das suas dívidas e mentiras.
Desta vez, a Esquerda Reconstituída terá de estar firmemente preparada para apoiar e exprimir as pessoas que estão a perder o chão debaixo dos seus pés.
Obrigado a todos os que votaram em nós, desmentindo a narrativa de que o MeRA25 está a desmoronar-se.
Apelo a todos os progressistas na Grécia, mas também fora da Grécia, para que ajudem o DiEM25, para que ajudem o MERA25, para que se ajudem a si próprios a criar uma verdadeira aliança progressista sem quaisquer hegemonias ou autoritarismo dentro das nossas fileiras.
Por fim, um enorme obrigado a todos os membros do DiEM25, a todos os membros da Progressiva International, a todos os que nos têm apoiado, que nos têm enviado votos, que nos têm nos seus pensamentos progressistas e radicais. Carpe DiEM!
Queres receber informação sobre as ações do DiEM25? Junta-te aqui