Merkel and Schulz

A Alemanha tem finalmente um governo: e agora?

Seis meses depois do drama político na Alemanha e a Europa à espera pacientemente para ser governada, os membros do Partido Social-Democrata da Alemanha (SPD) decidiram juntar-se ao governo da chanceler Merkel. Ficamos com um sabor amargo, exatamente um ano depois de Martin Schulz ter sido escolhido para liderar o SPD. Olhando para trás, os planos “progressivos” de Schulz foram todos posto de parte.
Se estudarmos os membros do novo governo sentimos que o novo governo irá seguir a mesma trajetória política: políticas neoliberais, austeridade, controlo orçamental rígido, burocracia – tudo sob o pretexto de maior “integração Europeia”. Um equilíbrio frágil no Bundestag poderia significar maior compromisso e menos mudanças progressivas. Isto somado à “paciente” abordagem incrementalista às alterações climáticas, à crescente desigualdade e ao aumento da militarização. Claramente, é preciso muito mais!
Nós, os membros do DiEM25, estamos contra esta burocracia e contra o dogma neoliberal de “Não há outra Alternativa” e definimos a integração Europeia como uma Integração Democrática. Estamos a lançar uma agenda de políticas progressivas pan-Europeia e listas eleitorais como resposta ao crescimento da extrema-direita e da xenofobia, asssim como resposta ao acelerado processo de desintegração da União Europeia. Nós queremos ficar unidos e lutar contra a ganância do capitalismo e burocracia. Junta-te a nós e vamos construir juntos o futuro que merecemos!
 
Aris  é  membro e voluntário do movimento DiEM25.
 

Queres receber informação sobre as ações do DiEM25? Junta-te aqui

Discurso de Yanis Varoufakis para o Congresso da Palestina em Berlim: proibido pela polícia alemã

O discurso que não pude fazer, porque a polícia alemã, na última sexta-feira, invadiu em Berlim

Ler mais

Petição: Suspender Israel do desporto internacional

Exigimos com urgência a suspensão imediata da participação de Israel em todos os desportos internacionais

Ler mais

Yanis Varoufakis responde às perguntas frequentes sobre Israel-Palestina

Respostas a uma série de perguntas que me são feitas frequentemente por amigos e críticos sobre a questão israelo-palestiniana

Ler mais

Uma esquerda verdadeiramente progressista, social e unida é urgente para Portugal

Chegaram ao fim oito anos de governação pelas mãos de António Costa e de mais um partido socialista que, à semelhança dos seus congéneres ...

Ler mais