Romania’s dangerous slide into illiberalism

A repressão conservadora na Roménia

O mapa acima descreve países onde o casamento gay é reconhecido (azul escuro), onde é confinado a uma união civil (azul claro), onde não é reconhecido (vermelho) e onde a questão é uma área cinzenta. Deixem-me chamar a atenção para o único “ponto cinzento” da UE, a saber, a Roménia.
A Constituição romena no artigo 48 diz “o casamento é fundamentado no livre consentimento entre cônjuges”. Se os “cônjuges” tem ser do mesmo sexo ou não é deixado em aberto. Esta foi a lacuna na lei através do qual o Partido Social Democrata juntamente com a Igreja Ortodoxa usou para reprimir os direitos da comunidade LGBT na Roménia. Neste caso contra o casamento Gay.
Com o objetivo de impedir o casamento gay, mais de 40 grupos (muitos deles religiosos) uniram-se para tentar mudar a constituição nacional com vista a colocar o casamento como uma união apenas entre homem e mulher.
Os esforços têm sido bem sucedidos, tendo conseguido reunir mais de 3 milhões de assinaturas para levar a iniciativa ao parlamento. Esta agenda programática é bem passível de ser aprovada, através de um referendo que pode ser marcado para Novembro deste ano visando alterar a constituição. Desta forma a Roménia seguiria os passos dos seus vizinhos regionais, Croácia, Polónia e Hungria.
Esta triste história é um sinal do conservadorismo dominante na Roménia, tanto a nível político como social.
A batalha das ideias como as da agenda progressista do DIEM25 apenas consegue viver e florescer quando as minorias não são subjugadas pelos ditames autoritários reinantes. Devemos estar todos alerta para este facto e lutar contra isso.
 
 
Bogdan é membro do CED de Bucharest, mas também um engenheiro que vive em Munique. Os seus principais pontos de interesse são os aspetos sócio-políticos no sudeste Europeu assim como a promoção do DiEM25 nesses locais.

 

(Estás na Roménia? Junta-te ao nosso grupo local!)
 

Do you want to be informed of DiEM25's actions? Sign up here

Yanis Varoufakis brutalmente agredido por um grupo de bandidos em Atenas

Yanis Varoufakis foi vítima de um ataque violento ontem à noite, quando estava num restaurante de Atenas com membros do DiEM25 de toda a Europa. ...

Ler mais

Porque é o ecofeminismo tão relevante para os nossos tempos?

A emancipação feminina já não é apenas um fim em si mesma, mas é considerada como o meio para parar a destruição do planeta

Ler mais

Yanis Varoufakis em Cuba: porque precisamos de um novo Movimento de Países Não-Alinhados

Um discurso muito importante de Yanis Varoufakis (*) no Congresso de Havana da Internacional Progressista no passado dia 27 de Janeiro de 2023. ...

Ler mais

A chantagem do BCE ao DiEM25 devia preocupar-nos a todos

O BCE quer mais de 20 000 euros de nós de custos judiciais porque ousamos exigir informação que deveria estar disponível a todos

Ler mais