O DiEM25 acolhe Zapatistas na sua chegada á Europa

Os Zapatistas chegaram a Vigo para iniciar sua passagem pela Europa, onde se encontrarão com diversas organizações progressistas. No DiEM25, estamos entusiasmados por dar as boas-vindas aos Zapatistas e desejar-lhes uma viagem maravilhosa.

500 anos após a invasão de Tenochtitlán (Cidade do México) pelos europeus, e enquanto o governo mexicano trabalha em desastrosos “megaprojetos” insustentáveis no sul do México, os Zapatistas vêm “invadir” e “redescobrir” a Europa.

Vêm para ouvir, falar e interagir com os movimentos progressistas na Europa, para que possamos aprender com as lutas comuns e criar uma frente progressista global, provando  que existe uma alternativa e que um mundo novo é possível. Isto soa-te familiar? Como poderia o DiEM25 ficar de fora nesta magnífica iniciativa?

Lê a nossa correspondência anterior com os zapatistas aqui e aqui. Em baixo, encontra-se a nossa última resposta:


Olá Companheiras,

Muito obrigado pela vossa carta e pelas vossas perguntas. Os nossos membros, por toda a Europa, estão muito animados em receber-vos e criámos um grupo especial no DiEM25 para coordenar este projeto. O seu nome é “Democracia em Acção – digressão Zapatista pela Europa.

Por sermos um grupo com membros em várias zonas geográficas, pensámos que seria melhor se nos juntássemos aos grupos de coordenação já existentes para fazer parte da viagem. É este o caso da Holanda e da Suécia, onde temos membros que participam nos grupos de coordenação nacionais e também estamos em contacto com os grupos de coordenação nos territórios da Bélgica, Luxemburgo e Alemanha. Para além disso, contactámos os grupos de trabalho da coordenação europeia, e procuraremos ligar-nos a mais grupos solidários na Europa, para fazer-mos desta viagem um sucesso para todos.

Estes são alguns dos eventos que gostaríamos de organizar, em colaboração com as redes de que o DiEM25 faz parte, e para os quais gostaríamos de vos convidar:

  • Artes:
    • Europa: Vamos participar na iniciativa da coordenação europeia da exposição colectiva de arte “uma montanha a navegar ao amanhecer”.
  • Ciências:
    • Suécia: Um evento na Universidade de Estocolmo com o Instituto Nórdico de Estudos Latino-Americanos
  • Feminismo:
    • Suécia: Um evento na Universidade de Estocolmo com o Instituto Nórdico de Estudos Latino-Americanos
  • Ambiente:
    • Suécia: Um evento conjunto com “Fridays for the Future” e comunidades e coletivos de trabalhadores contra as minas na Suécia,  assim como comunidades e coletivos que lutam contra a desflorestação na Suécia
  • Populações Indígenas:
    • Suécia: Um evento com os Sami e os Mapuches
  • Espaços livres e Habitação
    • Europa: fazemos parte da #Rentvolution, uma campanha que como objectivo garantir que todos possam ter acesso a uma uma habitação digna, poderemos organizar um evento baseado nesta campanha.

Para além disso, ficaríamos muito felizes por organizar reuniões com nossos ativistas em Berlim na Alemanha e Bruxelas na Bélgica. Estamos em contacto com os grupos de coordenação desses países e assim que soubermos a data da vossa chegada, poderemos coordenar e ajudar com o acolhimento e logística necessários.

Podemos ainda apoiar-vos através da organização de eventos digitais, através das nossas plataformas e através das nossas redes sociais, que estão ativas em toda a Europa. No ano passado lançámos a DiEM TV, que alcançou vários milhões de visualizações em todo o mundo. Ficaríamos entusiasmados por apresentar um programa online especial com alguns de vocês.

Este pode ser em espanhol ou inglês. O melhor seria proporem-nos alguns camaradas com quem possamos contactar diretamente e encontrar uma data adequada.

Esperamos poder apoiar a vossa importante viagem à Europa com logística, tradução e divulgação de notícias, assim como tudo que for necessário. Estamos á vossa disposição, e muito felizes por podermos conversar, aprender e ouvir-vos, assim compartilhar momentos belos e frutíferos juntos.

Um abraço e boa viagem.

Queres receber informação sobre as ações do DiEM25? Junta-te aqui

Yanis Varoufakis responde às perguntas frequentes sobre Israel-Palestina

Respostas a uma série de perguntas que me são feitas frequentemente por amigos e críticos sobre a questão israelo-palestiniana

Ler mais

Uma esquerda verdadeiramente progressista, social e unida é urgente para Portugal

Chegaram ao fim oito anos de governação pelas mãos de António Costa e de mais um partido socialista que, à semelhança dos seus congéneres ...

Ler mais

Petição para a demissão de Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia

Ursula von der Leyen, violou o quadro jurídico da União Europeia e desrespeitou a decência moral básica

Ler mais

Declaração DiEM25 e MERA25: Paz Agora!

As guerras em Gaza e arredores, bem como na Ucrânia, não podem ser resolvidas militarmente. Não há vitória militar que não dê origem a mais ...

Ler mais