Não à guerra! Não ao expansionismo!

A promessa original da União Europeia aos povos da Europa era simples, mas poderosa: nunca mais a guerra assolará o continente europeu. Hoje, no entanto, vemos uma UE impotente e dividida, assistindo do lado de fora, sem vontade e incapaz de enfrentar a NATO e Putin.

Observamos ansiosamente uma UE a cair na irrelevância, presa entre o expansionismo militarista da NATO e de Putin. Esta não é a Europa prometida aos europeus.

A solução existe e é simples: nenhuma expansão da NATO na Ucrânia. E um retorno imediato das tropas russas ao solo russo.

Esta é a solução que ressoa não apenas com os interesses dos povos da Europa, mas também com os dos nossos camaradas na Ucrânia e na Rússia, que se encontram presos ou com medo de suas vidas, em regimes que revivem o pior da história da Europa.

Os líderes da UE encontrarão a coragem de articular esta solução sensata e razoável “SEM GUERRA”? Não é provável. É por isso que os europeus precisam de movimentos como o DiEM25: para lutar pelos seus interesses, não pelos interesses dos belicistas que lucram com as tensões crescentes e, sim, até com a guerra.

Queres receber informação sobre as ações do DiEM25? Junta-te aqui

Yanis Varoufakis responde às perguntas frequentes sobre Israel-Palestina

Respostas a uma série de perguntas que me são feitas frequentemente por amigos e críticos sobre a questão israelo-palestiniana

Ler mais

Uma esquerda verdadeiramente progressista, social e unida é urgente para Portugal

Chegaram ao fim oito anos de governação pelas mãos de António Costa e de mais um partido socialista que, à semelhança dos seus congéneres ...

Ler mais

Petição para a demissão de Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia

Ursula von der Leyen, violou o quadro jurídico da União Europeia e desrespeitou a decência moral básica

Ler mais

Declaração DiEM25 e MERA25: Paz Agora!

As guerras em Gaza e arredores, bem como na Ucrânia, não podem ser resolvidas militarmente. Não há vitória militar que não dê origem a mais ...

Ler mais