“Not Just Another Party” – Um documentário sobre a tenacidade da esperança

O documentário do DiEM25 conta a história do movimento, vista através dos olhos dos membros que participaram do sucesso da nossa ala eleitoral grega MeRA25

Em Setembro passado tivemos a ideia de ir à Grécia para gravar um documentário

O plano original era no entanto ir á Grécia para o casamento de um dos nossos membros com sua futura esposa e ter um pouco de festa á “maneira grega”. Mas este vírus terrível apareceu e interrompeu estes planos. Então pensámos: qual é a segunda melhor coisa, depois de acordar ao lado da tua esposa após o dia do casamento? Bem, é claro que é acordar ao lado de um amigo, durante toda uma semana, enquanto buscas pela memória, tentando lembrar-te em que cidade estás agora.

Quando aterrámos em Atenas, pouco antes de iniciarmos a nossa jornada gigantesca de 2.000 quilómetros, fomos acompanhados pelo nosso querido Jochen Schult, um veterano da campanha para as eleições europeias e nacionais de 2019, que esteve connosco durante toda a viagem.

Tínhamos um pequeno orçamento de 1.500 euros, pelo que dividir a cama era a única maneira de fazer o documentário. Não tínhamos ideia de que história iríamos contar antes de nos encontrarmos com as pessoas que entrevistamos. Sabíamos apenas que havia uma história para ser contada, uma história que queríamos contar, que por muito tempo foi submersa pela propaganda “mainstream” em torno dos eventos de 2015 na Grécia. E assim começámos.

Ao viajarmos de um lugar para outro num veículo emprestado, conhecemos novas caras e reencontrámos algumas mais antigas. Carregando apenas um pequeno tripé, uma câmara e um microfone (também emprestados), percorremos a distância em 5 dias, encontrando pelo caminho algumas das pessoas que ajudaram a levar nosso movimento, o DiEM25, para o Parlamento grego.

Depois, ao regressar a Bruxelas, sabíamos que seria difícil fazer tudo a tempo. Tínhamos mais de 7 horas de filmagem que tiveram que ser encomendadas e destiladas num documentário de 30 minutos. Sabíamos que nos levaria aos nossos limites, ou perto disso, terminá-lo antes que o Erik tivesse que voltar para a Grécia em Fevereiro de 2021 para iniciar seu serviço militar obrigatório de 11 meses na marinha grega. Mas depois de muitas noites sem dormir, muita discussão apaixonada e amor, finalmente conseguimos.

O resultado final é este documentário que conta a história de DiEM25, vista através dos olhos das pessoas com quem falámos e do trabalho que colocaram na nossa luta comum. Lançado no dia 9 de Fevereiro para comemorar a primeira meia década de DiEM25: é uma celebração da tenacidade e da esperança, das incríveis conquistas que são possíveis quando as pessoas se atrevem a acreditar em alternativas.

A Grécia é o primeiro país onde as sementes de DiEM25 foram plantadas e o filme levanta as questões: como irão crescer e onde serão plantadas as próximas?

Por último, queremos apenas agradecer a cada pessoa que encontrámos na nossa jornada. Este filme é dedicado a ti e às centenas de milhares de outros seres humanos que lutam por um mundo justo para todos.

Obrigado pelo teu apoio. Se gostaste deste documentário, por favor, apoia o DiEM25 para que possamos continuar a fazer mais.

Música pelo sempre excelente Bassel Abou Fakher

Assistência Creativa pela incrível Max van Hede

Os assistentes de produção foram Jochen Schult and Ivana Nenadovic

Fonte da Foto: recolhida do documentário. 

Lê mais sobre a viagem do DiEM25 nos últimos 5 anos aqui

Queres receber informação sobre as ações do DiEM25? Junta-te aqui

Yanis Varoufakis responde às perguntas frequentes sobre Israel-Palestina

Respostas a uma série de perguntas que me são feitas frequentemente por amigos e críticos sobre a questão israelo-palestiniana

Ler mais

Uma esquerda verdadeiramente progressista, social e unida é urgente para Portugal

Chegaram ao fim oito anos de governação pelas mãos de António Costa e de mais um partido socialista que, à semelhança dos seus congéneres ...

Ler mais

Petição para a demissão de Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia

Ursula von der Leyen, violou o quadro jurídico da União Europeia e desrespeitou a decência moral básica

Ler mais

Declaração DiEM25 e MERA25: Paz Agora!

As guerras em Gaza e arredores, bem como na Ucrânia, não podem ser resolvidas militarmente. Não há vitória militar que não dê origem a mais ...

Ler mais