Yanis Varoufakis and Benoit Hamon

O desafio do DiEM25 constituir um novo partido político transnacional começa em França

Este fim de semana, uma delegação de membros do Diem25, liderada pelos co-fundadores do movimento, Yanis Varoufakis e Srećko Horvat, bem como por representantes do Coletivo Nacional Francês – Paola Pietrandrea e Marianne Dufour, um membro do Painel Consultivo Ulf Clerwall, e Lorenzo Marsili, de Itália, começou, em França, o processo de constituir uma lista partidária transnacional, antes das eleições para o Parlamento Europeu de 2019.
Partido Comunista Francês pondera juntar-se ao partido político transnacional de DiEM25
Os dois dias de visita começaram no passado domingo, com um encontro com o líder do Partido Comunista Francês (PCF), Pierre Laurent. As discussões centraram-se na proposta de DiEM25 de formar uma lista político partidária transnacional, com uma agenda política única, para toda a Europa. O DiEM25 e o PCF concordaram em continuar as discussões com o objetivo de juntarem forças com este propósito.
 
DiEM25 and Pierre Laurent
Conhecido Filósofo Francês Disponível Para Fazer Parte Do Painel Consultivo de DiEM2
Seguiu-se de imediato o encontro com Étienne Balibar. O distinto filósofo francês aceitou o convite para fazer parte do Painel Consultivo de DiEM25, que será em breve posto à votação dos nossos membros.
A “Geração-S” de Hamon e DiEM25 Concordam Numa Agenda Comum Para Fazer Avançar Uma Lista Partidária Transnacional para 2019. 
 
DiEM25 and Generation-s
 
Mais tarde, no domingo, teve lugar um encontro de quatro horas, no Instituto Veblen, entre a delegação do DiEM25 e o líder da Geração-S, antigo Ministro francês da Educação e candidatado às eleições presidenciais francesas, Benoît Hamon. A discussão revelou-se frutífera tendo Hamon e a sua equipa concordado em fazer parte do processo que levará à formação de um partido transnacional. Também concordamos com Hamon em elaborar uma agenda comum, que irá incluir a proposta política do New Deal Europeu de DiEM25 de promover um New Deal Verde europeu e federalista, ao mesmo tempo que inicia um processo  uma assembleia constitucional federal, até 2025.
Mais ainda, também concordaram que, até finais de fevereiro, o DiEM25 e Geração-S irão emitir uma declaração conjunta apelando aos progressistas de toda a Europa, para se juntarem a eles.
Formação da Agenda do Partido Transnacional.
Em Março, O DiEM25 irá organizar um encontro com todos os parceiros políticos da Polónia, Dinamarca, Grécia, França e Itália, entre outros, que, até lá, tenham concordado em formar um partido transnacional. Este encontro terá lugar em Nápoles, a convite do Presidente da Câmara, Luigi de Magistris. Os que tiverem presentes neste encontro, também irão reunir para formar um conselho com vista a administrar a lista partidária transnacional. Até ao mês de abril, as forças conjuntas que fizerem parte do partido transnacional terão concordado num programa europeu básico.
Apresentando o Partido Político Transnacional nas Capitais Europeias.
Com inicio no próximo mês de junho, uma série de eventos de lançamento terão lugar em várias capitais europeias, de Berlim a Varsóvia, de Copenhaga a Atenas, culminando em Paris para apresentar, aos povos da Europa, a formação da lista política partidária transnacional e o seu manifesto fundador.  Até finais de julho, os membros das várias organizações que fizerem parte desta iniciativa, incluindo DiEM25, irão votar o programa e o manifesto fundador do partido transnacional, bem como o  Spitzenkandidat conjunto para a Presidência da Comissão Europeia
 
Artigos relacionados:

 

Queres receber informação sobre as ações do DiEM25? Junta-te aqui

Discurso de Yanis Varoufakis para o Congresso da Palestina em Berlim: proibido pela polícia alemã

O discurso que não pude fazer, porque a polícia alemã, na última sexta-feira, invadiu em Berlim

Ler mais

Petição: Suspender Israel do desporto internacional

Exigimos com urgência a suspensão imediata da participação de Israel em todos os desportos internacionais

Ler mais

Yanis Varoufakis responde às perguntas frequentes sobre Israel-Palestina

Respostas a uma série de perguntas que me são feitas frequentemente por amigos e críticos sobre a questão israelo-palestiniana

Ler mais

Uma esquerda verdadeiramente progressista, social e unida é urgente para Portugal

Chegaram ao fim oito anos de governação pelas mãos de António Costa e de mais um partido socialista que, à semelhança dos seus congéneres ...

Ler mais