Parem com o Belicismo no Leste Europeu

Um movimento que defende a democracia transnacional só pode opor-se ao imperialismo, à guerra e à violência: os maiores inimigos dos nossos valores e do mundo que procuramos construir.

A acumulação rápida de equipamento militar na Ucrânia e regiões vizinhas é alarmante. A transferência de tropas e materiais ocidentais para uma região com um conflito de oito anos – assim como o posicionamento de milhares de tropas russas na fronteira ucraniana – serve apenas para encorajar os belicistas. Isto, por sua vez, leva a uma maior militarização de todos os lados que, em última análise, beneficia apenas o complexo industrial militar.

Continuamos a ver os líderes ocidentais sendo subservientes aos Estados Unidos e sua elite dominante. Em resposta, regimes antidemocráticos aprofundam-se no autoritarismo, como forma de oposição ao domínio dos EUA, deixando o mundo preso num perigoso teatro do absurdo que cada lado utiliza para justificar as suas ações.

Enquanto a Europa é sacrificada aos apetites dos imperialistas e a OTAN conseguiu incorporar mais catorze nações desde o fim da Guerra Fria, as vozes ‘progressistas’ estão notoriamente silenciosas. Testemunhamos também a disfuncionalidade dos sistemas internacionais projetados para lidar com questões de “paz e segurança internacional”, com as Nações Unidas aparentemente incapazes de agir além do pódio.

Como DiEM25, nos sentimos compelidos a exigir publicamente:

  • A resolução de todo e qualquer conflito político em curso exclusivamente por meios pacíficos e diplomáticos.
  • O fim das ações provocatórias de ambos os lados incluindo a acumulação de tropas, entrega de armas, exercícios militares em larga escala ou conversas contínuas sobre a expansão das alianças militares envolvidas.
  • O fim da expansão da OTAN, com o objetivo final de tornar a OTAN obsoleta através do desenvolvimento de um sistema de paz comum na Europa e no resto do mundo.
  • Implementar o Green New Deal para a Europa, que tornaria irrelevante a acumulação militar.
  • O atunuamento da retórica e o fim do belicismo por grande dos grandes meios de comunicação.

O investimento contínuo na máquina de guerra afasta-nos ainda mais da cooperação nos grandes desafios do nosso tempo, como as alterações climáticas e a desigualdade global. Não há necessidade de apatia ou resignação: há uma saída para este conflito na direção da paz e cooperação.

Photo (c) Reuters

Queres receber informação sobre as ações do DiEM25? Junta-te aqui

Discurso de Yanis Varoufakis para o Congresso da Palestina em Berlim: proibido pela polícia alemã

O discurso que não pude fazer, porque a polícia alemã, na última sexta-feira, invadiu em Berlim

Ler mais

Petição: Suspender Israel do desporto internacional

Exigimos com urgência a suspensão imediata da participação de Israel em todos os desportos internacionais

Ler mais

Yanis Varoufakis responde às perguntas frequentes sobre Israel-Palestina

Respostas a uma série de perguntas que me são feitas frequentemente por amigos e críticos sobre a questão israelo-palestiniana

Ler mais

Uma esquerda verdadeiramente progressista, social e unida é urgente para Portugal

Chegaram ao fim oito anos de governação pelas mãos de António Costa e de mais um partido socialista que, à semelhança dos seus congéneres ...

Ler mais