Petição: Suspender Israel do desporto internacional

A ofensiva israelita em Gaza custou a vida a 26 706 civis, incluindo 11 422 bebés e crianças. Noventa por cento dos palestinianos estão deslocados internamente e vivem em condições desumanas, “sem eletricidade, sem comida, sem água, sem combustível“. Não há hospitais funcionais. Não há mesquitas. Não há igrejas. Não há bibliotecas. Não há escolas. Não há universidades. Nem padarias. A este ritmo, o regime brutal israelita em breve destruirá todos os aspectos da vida em Gaza, incluindo os seus desportos.

Com algumas excepções notáveis, os nossos governos e representantes eleitos continuam a seguir a linha oficial de Israel – aumentando mesmo o seu apoio diplomático, financeiro e militar, apesar das inúmeras violações das leis internacionais, das leis humanitárias internacionais e das resoluções da ONU. O Comité Olímpico Internacional, a FIFA, a UEFA, a FIBA e outras organizações desportivas são cúmplices, pois permitem a participação contínua do regime de apartheid nos seus eventos. Depois da resposta rápida e da suspensão imediata da Rússia, dificilmente poderão justificar o facto de fecharem os olhos às ações do Governo israelita.

No entanto, devemos inspirar-nos na história e apoiar a libertação da Palestina, tal como as gerações que nos precederam puseram fim ao apartheid na África do Sul. Essa luta tomou todas as dimensões possíveis, tendo sido uma das primeiras a suspensão dos laços desportivos – o que ajudou a isolar pacificamente o regime sul-africano, demonstrou uma rejeição global do apartheid e mudou as perspectivas internas no país.

Este ato deve agora ser alargado a Israel – não só devido à sua prática de colonato-colonialismo, ocupação militar, limpeza étnica, genocídio, apartheid e exploração ilegal dos recursos naturais nos territórios ocupados – mas também devido ao seu ataque brutal à vida cultural, académica e desportiva da sociedade palestiniana.

Por isso, exigimos com urgência:

  • A suspensão imediata da participação de Israel em todos os desportos internacionais até que cumpra plenamente o direito internacional e os regulamentos desportivos
  • Que os organismos que regem o desporto a nível mundial e europeu cumpram imediatamente as suas obrigações estatutárias – especialmente as suas próprias regras em matéria de direitos humanos e não discriminação, tendo em conta os precedentes russos, sul-africanos entre outros. Isto incluiria, nomeadamente, a proibição de Israel competir nos Jogos Olímpicos de Paris de 2024, no Campeonato Europeu da UEFA e no Campeonato do Mundo da FIFA.

Para uma análise mais aprofundada das razões que justificam a suspensão de Israel dos desportos internacionais, consulta este documento (também disponível em espanhol) que será enviado às organizações desportivas.

Assina abaixo se concordas!

 

Queres receber informação sobre as ações do DiEM25? Junta-te aqui

Neoliberalismo e Extrema-Direita: A Aliança do Descontentamento

O alavancar do Chega não é apenas fruto de um Portugal intolerante, racista e xenófobo, é, sobretudo, resultado de medidas económicas ...

Ler mais

O MERA25, partido político do DiEM25 na Alemanha, condena a viragem autoritária da Alemanha: Governo alemão apanhado a mentir sobre proibição de Yanis Varoufakis

O Ministério da Administração Interna alemão ultrapassou grosseiramente a sua autoridade ao impor uma proibição antidemocrática ao líder do ...

Ler mais

Discurso de Yanis Varoufakis para o Congresso da Palestina em Berlim: proibido pela polícia alemã

O discurso que não pude fazer, porque a polícia alemã, na última sexta-feira, invadiu em Berlim

Ler mais

Petição: Suspender Israel do desporto internacional

Exigimos com urgência a suspensão imediata da participação de Israel em todos os desportos internacionais

Ler mais