Os resultados já sairam: aqui estão os eleito(a)s para coordenar o nosso movimento!

Os membros do DiEM25 de toda a Europa (e não só) votaram, e surgiu o nosso Coletivo Coordenador (CC) renovado!

Seis cargos no Coletivo Coordenador do DiEM25 foram a eleição em Agosto de 2021. Podes ver os resultados completos aqui, na área de membros. Conhece as mulheres (3) e os homens (3) que foram escolhidos pelos membros do DiEM25 para guiar o nosso movimento nos próximos meses!

Todos estes candidatos bem-sucedidos articulam a importância do nosso movimento no contexto atual e urgente – no qual podemos observar não apenas o desastre climático, mas também desastres humanos, problemas de corrupção e ganância, assim como um crescente aumento do fascismo na Europa e em todo o mundo.

Os resultados:

Yanis Varoufakis ♂ – 91.11%
Srećko Horvat ♂ – 68.79%
Ivana Nenadovic ♀ – 60.84%
Francesca Martinez ♀ – 54.27%
Erik Miltiadis Edman ♂ – 52.79%
Maja Pelević ♀– 49.63%

Outros candidatos

Embora os seguintes candidatos não tenham sido eleitos para o CC desta vez, agradecemos a todos por participarem e esperamos que continuem trabalhando connosco. O DiEM25 precisa de vocês e do vosso compromisso para tornar nosso movimento melhor!

Ludovica Francesca Purini ♀– 41.38%
Ludovico Rella ♂ – 39.11%
Angela Lacerda-Nobre ♀ – 31.95%

O poder das bases

Ao fazerem ouvidas as suas vozes neste processo democrático interno e fundamental, os nossos membros enviaram uma mensagem forte ao status quo: no DiEM25 falamos realmente a sério quando dizemos que acreditamos no poder de base!

Os DiEMers que concorreram a um lugar no CC representam a essência pan-europeia de base do nosso movimento: são pessoas de origens e países muito diferentes. Todos os candidatos estão juntos e prontos para lutar pelo movimento em que todos acreditamos. Nenhuma outra organização política na escala internacional se pode orgulhar deste nível de abertura e inclusão.

Antecedentes da votação

Seguindo os Princípios Organizadores (PO) de DiEM25, seis dos doze lugares no CC do movimento estavam abertos para renovação neste verão. Os candidatos puderam enviar suas inscrições de 5 de julho a 4 de agosto, e o período de votação foi entre 13 e 28 de agosto.

As candidaturas ao CC foram abertas a todos os DiEMers que aderiam a critérios básicos como: quanto têm no movimento, quanta disponibilidade teriam para se dedicarem ao trabalho no CC, entre outros.

Para garantir transparência e um verdadeiro processo democrático, a votação foi aberta aos membros que aderiram ao movimento antes do anúncio das eleições. Para além disso, as contas dos membros precisam de estar verificadas e ativas para que possam votar.

Tal como acontece com todos os procedimentos democráticos internos do DiEM25, todos os votos transnacionais tiveram o mesmo valor e foram anonimizados ao serem expressos. Os resultados da votação estão também de acordo com os princípios de equilíbrio de género dos nossos PO.

Queres receber informação sobre as ações do DiEM25? Junta-te aqui

Discurso de Yanis Varoufakis para o Congresso da Palestina em Berlim: proibido pela polícia alemã

O discurso que não pude fazer, porque a polícia alemã, na última sexta-feira, invadiu em Berlim

Ler mais

Petição: Suspender Israel do desporto internacional

Exigimos com urgência a suspensão imediata da participação de Israel em todos os desportos internacionais

Ler mais

Yanis Varoufakis responde às perguntas frequentes sobre Israel-Palestina

Respostas a uma série de perguntas que me são feitas frequentemente por amigos e críticos sobre a questão israelo-palestiniana

Ler mais

Uma esquerda verdadeiramente progressista, social e unida é urgente para Portugal

Chegaram ao fim oito anos de governação pelas mãos de António Costa e de mais um partido socialista que, à semelhança dos seus congéneres ...

Ler mais