Revisão de 2021: Tudo podia ser diferente

2020 revelou-se um pouco diferente do esperado, mas isso não significa que não tenha tido os seus pontos altos. O DiEM25 preparava-se para a divulgação do Euroleaks (vê as gravações aqui!), no momento em que todas as primeiras páginas se viraram para o COVID-19 – o vírus mortal que atravessa o globo.

Agora, tudo parece estar metaforicamente ligado de volta a este novo vírus— ‘A austeridade é o paciente zero do Coronavirus’.

No DiEM25 temos lutado pelos assuntos mais relevantes, que levaram á actual crise de saúde, económica e ecológica.

Enfrentamos uma série de desafios ao nosso ativismo de base e organização de campanha. Muitos grupos locais têm dificuldade em conectar-se com os voluntários, devido ás restrições impostas pelo COVID-19. Mas a criatividade de nossos membros permitiu que DiEM25 continuasse a envolver-se em muitas campanhas, como o Green New Deal para a Europa e os grupos locais e temáticos. A nossa mensagem de democratização da União Europeia e de contestação das medidas de austeridade foi mais premente do que nunca este ano. Também fomos apoiados por inúmeros ativistas, organizações, parceiros e pensadores que ajudaram a dar sentido – de forma colaborativa – a esses tempos desafiantes.

Embora tenham havido algumas medidas radicais tomadas pelos governos para apoiar hospitais, bem como experiências com pagamentos solidários, a grande maioria das medidas parece ter apenas exacerbado a crescente desigualdade e défice democrático na Europa.

Em resposta, DiEMers de toda a Europa foram às ruas para desafiar a gestão da pandemia, e lançámos novos projetos e campanhas para nos ajudar a repensar e nos engajar neste momento contemporâneo.

DiEMTV

Lançámos o nosso “programa de televisão radicalmente esperançoso e construtivo”  a DiEMTV que já recebeu muitos convidados, entre eles Noam Chomsky, e conquistou milhões de visualizações. Acima de tudo, esta série leva-nos a pensar o momento presente; desde o aumento do capitalismo de vigilância até à consolidação de oligarquias empresariais como a Amazon.

Acelerador de Campanhas

Realizámos o  primeiro ciclo do nosso Acelerador de Campanhas, um novo projeto onde apoiamos membros individuais do DiEM25 na concepção e realização de campanhas direccionadas para questões locais que lhes são importantes. Apoiámos uma iniciativa para bloquear a construção de Mais um Centro Comercial no Porto; uma tentativa de assegurar um modelo de desenvolvimento sustentável para uma bonita área no Norte da Grécia; e um empurrão para parar as empresas de armamento que gerem escolas no Reino Unido.

O Acelerador de campanhas vai abrir para novas propostas em Janeiro – fica atento/a!

Internacional Progressista

A International Progressista, co-fundada pelo DiEM25, foi lançada em Maio de 2020. Esta iniciativa global já começou a unir causas em todo o mundo, ao apoiar greves de trabalhadores, observação de eleições e a ligação entre activistas. políticos e pensadores progressistas por todo o mundo. Em apenas sete meses, a coligação tem crescido para incluir sindicatos, partidos e movimentos que representam milhões de pessoas em todo o mundo.

Nos seus primeiros meses, a IP já conseguiu alguns dos seus objetivos: mobilizou membros para proteger as instituições democráticas no Equador; enviou uma delegação de parlamentares de todo o mundo para observação das primeiras eleições na Bolívia desde o golpe de Novembro de 2019; e fez campanha com o Senador Bernie Sanders, em conjunto com a Congressista Ilhan Omar e representantes de todo o mundo, para conseguir o perdão total da dívida e uma injeção financeira de emergência para o Sul Global.

 

“People’s Gatherings” – Assembleias Populares

Ainda no mês passado, lançámos mais um projeto baseado nas nossas reflexões sobre COVID-19 e o estado da democracia na Europa – as Assembleias Populares. O projeto de envolvimento cidadão que oferece aos DiEMers a oportunidade de se tornarem organizadores/as de encontros locais – nos quais os europeus podem discutir o futuro da política do seu município, região, e país. Surge num momento crítico em que são necessárias novas conversas para construir, em conjunto, um futuro pós-capitalista. Estamos entusiasmados por ver como os/as DiEMers se envolvem no projecto e em todos as assembleias que dele sairão em 2021!

Este ano, esforçámo-nos para garantir que nosso movimento permaneça na vanguarda das questões que importam para europeus e progressistas em todo o mundo

O nosso Plano de 3 Pontos lançado em Março ofereceu (e ainda oferece!) uma maneira de responder urgentemente à crise de saúde do COVID-19 de uma forma que também aborda nossas crises económicas e ecológicas. Os nossos membros envolvidos no Green New Deal para a Europa, têm-se ocupado com o repensar das suas cidades, concentrando-se em questões locais relevantes para suas políticas.

Os nossos membros também contribuíram para moldar as campanhas e políticas de nosso movimento. A campanha habitacional dirigida pelos membros da Rentvolution! tem sido o principal foco de muitos de nossos membros em toda a Europa. Juntos, organizaram protestos conjuntos e esforços de campanha para enfrentar a crise habitacional em muitos países europeus como a Bélgica, Luxemburgo, Portugal e Holanda. Na verdade, o risco crescente de despejo e das medidas contra o coronavírus, deixa alguns segmentos da população muito vulneráveis.

O grupo temático de Paz e Política Internacional de DiEM25 teve mais de 150 membros a participar num questionário sobre nossas políticas nesta área. Com a riqueza de princípios, ideias e métodos que eles propuseram, o grupo elaborará um livro verde que será apresentado de volta aos membros. A nossa “Taskforce for Feminism, Diversity and Disabilities” também tem trabalhado arduamente para garantir a inclusão e a interseccionalidade dentro do movimento, conectando-se ainda com grupos locais sobre a questão da violência doméstica. Também continuamos a pressionar por questões mais próximas, como o caso Julian Assange, sobre o qual os protestos têm sido continuos.

Em 2021, O DiEM25 continuará a lutar por uma transição justa e sustentável para um mundo mais equitativo. Para um futuro pós-capitalista onde “socialismo para uns poucos e duro capitalismo para os restantes” é apenas uma frase antiga. Por uma Europa verdadeiramente democrática, onde as pessoas tenham a última palavra sobre as políticas que afetam as suas vidas.

Como Yanis Varoufakis afirmou em sua mensagem de Ano Novo:

“Cabe-nos a nós fazer de 2021 um ano de mudança radical no interesse de todos. Em todo o lado!”

Junta-te a nós!

Interessado na campanha da Rentvolution? Assina a petição e envia-nos um email para rentvolution@diem25.org.

Do you want to be informed of DiEM25's actions? Sign up here