Como votar numa eleição do DiEM25

Obrigado por mostrares interesse na nossa democracia interna! Queremos muito que o maior número possível de membros do DiEM25 participe nas nossas eleições internas para garantir a representatividade geográfica e de segmentos diferentes da sociedade. Aqui fica um guia passo-a-passo para votar:

Pré-requisitos: este guia assume que és um membro do DiEM25 e que verificaste a tua identidade. Se ainda não verificaste a tua identidade, vais receber um alerta. A forma mais rápida para seres verificada/o é permitires o envio de um código (um número de 6 dígitos) para o teu telemóvel e após introduzires o código, a verificação será instantânea. Em alternativa, podes fazer upload de uma fotografia do teu passaporte ou do cartão do cidadão, que será verificada pela nossa equipa.  Cerca de um dia depois, recebes um email de confirmação da tua verificação Em qualquer caso, se ainda tens de verificar a tua identidade, vai a  https://internal.diem25.org/pt/verifications/new  para iniciar o processo e segue as instruções disponíveis. Poderás ter de iniciar a sessão primeiro.

Para votar:

  1. Entre 13 e 28 de Agosto, vai a https://internal.diem25.org/pt/elections/138/voting (idealmente a partir do teu computador ou tablet em vez do telemóvel). Poderás ter de iniciar sessão primeiro.

  2. Vais ver numa página a lista de candidatos. Analisa-os e escolhe entre 1 a 6 pessoas que queres apoiar. Podes usar o Tradutor do Google para textos noutras línguas.

  3. Para cada pessoa que pretendes apoiar, clica na caixinha branca “Vote” no canto inferior esquerdo. (Se estás a usar o DiEM25 noutra língua, irás encontrar a palavra “Vote” noutra língua).

  4. Quando estiveres satisfeito com a tua selecção, navega para baixo e clica no botão azul “Vota” no canto inferior esquerdo da página. (Se está a usar o DiEM25 noutra língua, o botão poderá dizer “Stimm ab” ou “Emite tu voto” ou outra coisa.) O teu voto será anonimizado assim que clicares no botão (tal como colocar um papel numa caixa), para que não possas tirá-lo de volta ou alterá-lo mais tarde. Se escolheres menos de 6 pessoas, podes adicionar pessoas mais tarde.

  5. Feito! No fim, deverás ver uma mensagem de confirmação, e o sistema regressa à página inicial para que possas continuar a navegar. Recomendamos vivamente que cliques nos itens do menu para que possas ter uma visão geral das atividades que podes desenvolver com o DiEM25.