Condenamos a invasão da Ucrânia por Putin e apelamos à sociedade civil a exigir a paz!

Não às guerras – Assina a petição

Condenamos veementemente a invasão da Ucrânia por Putin e continuamos a apelar a um cessar-fogo imediato, à retirada das tropas da Federação Russa e à solidariedade para com os defensores da soberania da Ucrânia. Esta guerra brutal apenas beneficia os belicistas e os defensores da segurança militarizada – como se viu com o  súbito aumento do apoio à NATO na Finlândia e um aumento significativo do orçamento militar da República Federal da Alemanha.

No entanto, já estamos em guerra – mesmo que vivamos em “paz”. Uma guerra contínua travada contra o público. Contra os 99%. Contra as pessoas comuns que são agora forragem de canhão para as potências que o são. E não é apenas a humanidade, mas a própria vida – o planeta reduzido a um mero recurso para construir impérios de fantasia. A desigualdade e as alterações climáticas continuam a causar estragos entre a população – mas o 1% “que está a fazer a guerra” está a ganhar.

Enquanto as inundações, a neve e o fogo se misturam, o champanhe continua a fluir à medida que as ordens de armas rugem. Esta indústria de dois triliões de dólares americanos não está satisfeita com os seus ganhos perante a morte e os impostos – tem “diretorados interligados com grandes empresas de comunicação social” que impulsionam ainda mais uma agenda de belicismo.

As guerras são assim fabricadas – “nascidas do colapso das sociedades civis, perpetuadas pelo medo, ganância e paranóia, e são geridas por gangsters, que se erguem do fundo das suas próprias sociedades e aterrorizam todos, incluindo aqueles que pretendem proteger”.

Uma abordagem reformista já não é viável – e como sempre aconteceu… o próprio povo tem de se mobilizar e aceitar o apelo para acabar com a defesa da guerra!

Exigimos por isso o seguinte:

  • Os movimentos progressistas devem ter em conta o complexo militar-industrial nas questões pelas quais lutam – e mobilizar os seus membros para se empenharem activamente contra a militarização

  • A sociedade civil deve organizar-se proactivamente no sentido da paz através, entre outros:

    • Uma campanha de encerramento de bases militares estrangeiras e expulsão de tropas estrangeiras de todas as nações – regresso aos seus entes queridos!

    • Debater-nos  pelo desinvestimento de fundos públicos e privados na indústria de armamento – sem lucros com sangue!

    • Atacar empresas de fabrico de armas, fornecedores de logística, companhias de navegação e assim por diante – ¡No pasarán!

    • Tornar a indústria de armamento, os seus lobistas e apoiantes visíveis para o público – que não se escondem na sombra!

    • Apelar ao fim da participação em alianças militares em todo o mundo – estas organizações supranacionais não estão sujeitas a controlo democrático e apenas beneficiam os belicistas. Nenhuma segurança através da NATO/CSTO/CSDP!

    • Insistir na eliminação das armas de destruição maciça!

    • Fazer progressos nas alternativas centradas na paz e insistir na gestão de conflitos sem violência, criando uma cultura de paz. Segurança comum sem derramamento de sangue!

    • Maximizar o apelo ao fim do discurso do ódio em todas as suas formas, bem como formas de punição colectiva – incluindo amplas sanções – que prejudiquem o público.

  • Os nossos representantes eleitos devem considerar conscientemente a lealdade à humanidade e começar a fazê-lo, entre outras medidas:
    • Centrar a não-violência como parte da política pública e introduzir legislação para inverter as despesas militares – enquanto transferimos recursos públicos para sectores que precisamos realmente de alcançar – por exemplo – transportes públicos gratuitos, cuidados de saúde gratuitos e universais e produção de energia renovável local

    • Urge a assinatura e ratificação de todos os instrumentos de direito internacional que promovem os direitos universais e uma maior desmilitarização e eliminação das armas de destruição maciça

    • Acabar com a política de amplas sanções que – como a história tem demonstrado – devastam o público e violam os seus direitos humanos. O povo não deve ser punido pelos actos dos seus chamados líderes!

Assina a petição

Queres receber informação sobre as ações do DiEM25? Junta-te aqui

Discurso de Yanis Varoufakis para o Congresso da Palestina em Berlim: proibido pela polícia alemã

O discurso que não pude fazer, porque a polícia alemã, na última sexta-feira, invadiu em Berlim

Ler mais

Petição: Suspender Israel do desporto internacional

Exigimos com urgência a suspensão imediata da participação de Israel em todos os desportos internacionais

Ler mais

Yanis Varoufakis responde às perguntas frequentes sobre Israel-Palestina

Respostas a uma série de perguntas que me são feitas frequentemente por amigos e críticos sobre a questão israelo-palestiniana

Ler mais

Uma esquerda verdadeiramente progressista, social e unida é urgente para Portugal

Chegaram ao fim oito anos de governação pelas mãos de António Costa e de mais um partido socialista que, à semelhança dos seus congéneres ...

Ler mais