O mês passado no DiEM25: Novembro 2020

Acções externas:

Recebemos 47 propostas para o primeiro ciclo do nosso Acelerador de Campanhas, um novo projeto onde apoiamos membros individuais do DiEM25 na conceção e realização de campanhas direcionadas para questões locais que os/as toquem e sensibilizem.

Foram escolhidas três propostas para receber apoio personalizado durante as próximas semanas: uma iniciativa para bloquear a construção de Mais um Centro Comercial no Porto; uma tentativa de assegurar um modelo de desenvolvimento sustentável para uma zona bonita no Norte da Grécia; e um empurrão para parar as empresas de armamento que gerem escolas no Reino Unido.

Se tiveres interesse em trabalhar com estes/as membros nas suas campanhas, envia um email para ca@diem25.org. Se houver uma questão local que te revolte e que gostarias de enviar para o projeto – haverá uma nova ronda de candidaturas para o Acelerador de Campanhas com início já em Janeiro!


Depois das Eleições nos EUA, Brian Eno divulgou uma declaração aos membros do DiEM25.

A campanha Make Amazon Pay da Internacional Progressista apareceu na capa de jornais em todo o mundo, à medida que ações artísticas, protestos e greves aconteciam em pelo menos 4 continentes. sobre os membros do DiEM25 que protestaram no Luxemburgo!

O DiEM25 apelou a um boicote internacional à Amazon a 27 de Novembro de 2020: Black-Friday! Para prestar homenagem à revolta estudantil de 1973, 7 deputados do MeRA25 marcharam em Atenas usando máscaras e mantendo a distância social. Marcharam pelos médicos, enfermeiros, professores e estudantes que foram abandonados por um “governo que não os apoia”.

A Rent-volution! A campanha está em curso. Este é um assunto urgente devido à segunda vaga de confinamentos por toda a Europa e à contínua natureza precária do trabalho de muitos. Como parte desta campanha, foi realizada uma manifestação em Portugal pelos membros do DiEM25, parte da Ação para a habitação.

Lançámos uma nova temporada da DiEMTV – o nosso programa de televisão radicalmente construtivo e repleto de esperança que vos trouxe convidados como Noam Chomsky e Naomi Klein – na segunda-feira, 20 de Novembro!

O Grupo de Trabalho para o Feminismo, Diversidade e Deficiência fez declarações sobre a diferença salarial entre géneros durante a pandemia, a discriminação dos estudantes LGBTQIA+ na Holanda, e o Dia da Memória Transgénera.

Fica atento/a aos anúncios da nova série de Chamadas de Coordenação de Movimento! Se te juntaste ao DiEM25 nos últimos três meses, podes esperar um convite para a teleconferência onde nos conheceremos uns aos outros e à forma como o DiEM25 funciona.

Ações internas:

Estão a ser organizadas chamadas de coordenação mensais organizadas pelo CC com membros de todos os cantos da Europa! Durante estas chamadas, concentramo-nos nas duas grandes iniciativas pan-europeias do CC, nomeadamente o Acelerador de Campanhas e os Encontros de cidadãos. Aqui está o calendário das convocatórias, esperamos ver-te numa delas, em breve (anota os dias pois estas convocatórias repetir-se-ão no mesmo dia todos os meses, utilizando a mesma ligação para aceder) :

Itália: Zoom na primeira segunda-feira do mês

Espanha: Zoom na primeira terça-feira do mês

Alemanha: Zoom na primeira sexta-feita do mês

França: Zoom na segunda segunda-feira do mês

EU (+Irlanda): Zoom na segunda terça-feira do mês

Grécia (+Chipre): Zoom na segunda sexta-feira do mês

Bélgica (+ Países Baixos e Luxemburgo): Zoom na terceira segunda feira do mês

Portugal: Zoom na terceira-terça feira do mês

Áustria, Croácia, Hungria, Eslovénia, Suíça (nos meses pares) OU Escandinávia e Estados Bálticos (nos meses ímpares): Zoom na terceira sexta-feira do mês

Turquia: Zoom na quarta segunda-feira do mês

Europa Central e de Leste: Albânia, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, República Checa, Montenegro, Macedónia do Norte, Polónia Roménia, Eslováquia, Sérvia, Ucrânia: Zoom na quarta terça-feira do mês

Regista-te na chamada do teu país no nosso calendário!

Continuamos a desenvolver a nossa campanha de envolvimento cidadão (referida acima) que se propõe construir programas nacionais em colaboração com os europeus para o DiEM25! Estamos agora a desenvolver o nosso Kit de ferramentas para os organizadores com uma produção visual funcional! És da Áustria, Bulgária, Croácia, República Checa, Dinamarca, Finlândia, Hungria, Noruega, Polónia, Sérvia, Eslovénia, Suíça ou Turquia? Ou tens experiência de vida nestes países? Gostaríamos muito que nos enviasse o teu feedback sobre os mesmos utilizando este formulário, para que possamos começar a desenvolver o projeto “Encontros de cidadãos” também nestes países!

Um novo CED (Coletivo Espontâneo DiEM25) foi iniciado em Estocolmo! Bem-vindos Estocolmo 2 à comunidade DiEM25! Queres iniciar um grupo local na tua cidade ou região? Contacta-nos através de volunteer@diem25.org

Este mês no DiEM25: Dezembro!

O nosso programa DiEMTV traz-te quatro novas séries – confere e regista-te agora!

Apanha o Debate Holberg 2020 com Yanis Varoufakis vs. John Bolton: ‘A Estabilidade Global é um Sonho impossível?

Assembleia Geral para os membros do DiEM25 França, regista-te aqui.

Se quiseres enviar um item para ser incluído na próxima newsletter, ou quiseres ajudar a redigi-lo, escreve-nos para: axelle.van.wynsberghe@diem25.org.

 

Queres receber informação sobre as ações do DiEM25? Junta-te aqui

Neoliberalismo e Extrema-Direita: A Aliança do Descontentamento

O alavancar do Chega não é apenas fruto de um Portugal intolerante, racista e xenófobo, é, sobretudo, resultado de medidas económicas ...

Ler mais

O MERA25, partido político do DiEM25 na Alemanha, condena a viragem autoritária da Alemanha: Governo alemão apanhado a mentir sobre proibição de Yanis Varoufakis

O Ministério da Administração Interna alemão ultrapassou grosseiramente a sua autoridade ao impor uma proibição antidemocrática ao líder do ...

Ler mais

Discurso de Yanis Varoufakis para o Congresso da Palestina em Berlim: proibido pela polícia alemã

O discurso que não pude fazer, porque a polícia alemã, na última sexta-feira, invadiu em Berlim

Ler mais

Petição: Suspender Israel do desporto internacional

Exigimos com urgência a suspensão imediata da participação de Israel em todos os desportos internacionais

Ler mais