O Green New Deal para a Europa

O Green New Deal para a Europa é uma campanha internacional para uma transição rápida, justa e democrática para uma Europa sustentável.

Fundada em Abril de 2019 pelo DiEM25, a campanha Green New Deal para a Europa visa unir as comunidades, sindicatos, partidos e ativistas da Europa através de uma visão partilhada de justiça ambiental.



#diem25 #GreenNewDeal


A nossa solução

Lutamos por um Green New Deal para a Europa: uma transição rápida dos combustíveis fósseis que proteja as comunidades na linha da frente, dê mais poder aos trabalhadores e corrija o papel histórico da Europa na extração de recursos em todo o mundo.

Alcançamos essa missão em quatro etapas essenciais:

Criar uma Visão Partilhada

Estamos a construir uma ampla coligação de cidadãos, organizações de investigação e grupos da sociedade civil para contribuir para uma visão partilhada da transformação ecológica da Europa.

Construir o poder das pessoas

Estamos a formar uma geração de ativistas para organizar as suas comunidades, fazer crescer o nosso movimento, escrever para uma audiência pública e fazer avançar a nossa visão partilhada em diversas comunidades de todo o continente.

Construir poder político

Estamos a mobilizar-nos para perturbar o status quo mobilizando as pessoas para defender a nossa visão comum nas ruas.

A construção de um novo Sentido Comum

Utilizar o nosso poder político nos meios de comunicação social, a todos os níveis de governo, e nas nossas comunidades para mudar o paradigma político e construir um novo sentido comum.

Políticas

O Green New Deal para a Europa é uma plataforma política viva e estimulante, baseada nos conhecimentos e experiências de investigadores, ativistas, profissionais e comunidades de toda a Europa.

O relatório político de referência da nossa coligação,o Plano para a Transição Justa Europeia, traça as políticas e estratégias necessárias para tornar a transição justa uma realidade em toda a Europa. As propostas que apresenta enquadram-se em quatro temas:

  • Caminhos para o Green New Deal para a Europa explora as estratégias de organização e mobilização de bases que podem ajudar a fazer avançar a agenda para uma transição justa.
  • “Green Public Works” é um plano de investimento para impulsionar a transição ecológica da Europa e construir uma economia justa, equitativa e democrática.
  • A União Ambiental é um novo quadro regulamentar para uma transição justa, alinhando as leis europeias com o consenso científico e legislando em prol da sustentabilidade e da solidariedade.
  • A Comissão de Justiça Ambiental é um órgão independente para investigar, acompanhar e aconselhar os decisores políticos da UE a fazer avançar a causa da justiça ambiental na Europa e em todo o mundo.

Cronograma

Hoje

Começamos por construir o poder das pessoas – equipando os ativistas e organizadores do DiEM25 e de outras organizações com as ferramentas, conhecimentos e estratégias para levar o Green New Deal para a Europa às suas comunidades. Ouvimos e aprendemos com os europeus de todas as listras, construindo uma visão partilhada da transição justa que é tão estimulante quanto necessária.

Amanhã

Começamos a construir redes de solidariedade – desde ativistas e municípios a partidos políticos e sindicatos dispostos a tomar medidas corajosas em relação às crises climáticas e ambientais – e trabalhamos em conjunto para fazer avançar a nossa agenda de baixo para cima.

A médio-prazo

Levamos a nossa luta para onde ela é essencial – organizando acções e greves que criem disrupção no status quo; apresentando candidatos do DiEM25 em eleições ou apoiando aliados que abracem a nossa visão; e construindo um novo sentido comum sobre o futuro da Europa.

Lê o texto integral Lê o resumo