Ajuda o DiEM25 e o mέta a lutar contra Zuckerberg e o seu Meta distópico

Já vivemos em tempos meta, ou em tempos pós-capitalistas. Surgem agora novos senhores feudais cujas plataformas digitais, com a ajuda dos governos que controlam, crescem não apenas em mercados monopolistas mas também em feudos digitais privados em que tu, nós, toda a gente, somos os seus novos neo-surfs.

É por isso que no ano passado o DiEM25 criou o  mέta, o nosso Centro para a Civilização Pós-Capitalista. Na nossa declaração de missão, explicamos o seu objectivo:

“Vivemos em tempos pós-capitalistas. Estes podem tornar-se distópicos, utópicos ou qualquer coisa no meio. Através da arte e da pesquisa, do argumento e da poesia, o mέta trabalha para romper com um presente distópico e imaginar o mundo de novo – para agarrar o momento histórico actual e ajudar movimentos progressistas radicais a encontrar um caminho, que vá desde o emergente e sombrio pós-capitalismo até um futuro pelo qual valha a pena lutar e viver”.

O mais proeminente dos senhores tecno-feudais, Mark Zuckerberg, já nos disse o que está a planear: transformar o Facebook num metaverso tridimensional para o qual as pessoas movem as suas vidas. Um mundo digital em que jogam, trabalham e riem. Um mundo que ele possui e no qual nós somos os seus surfistas digitais.

Não se enganem: Zuckerberg, Bezos e companhia estão empenhados em fazer exactamente aquilo que o mέta do DiEM25 foi criado para evitar: construir uma distopia tecno-feudal. E, como se para reforçar o seu ponto de vista, Zuckerberg anunciou o primeiro passo para a sua criação – sim, ele vai chamar-lhe… Meta.

Então, aqui estamos nós, a olhar para um pau de dois bicos:

  • Podemos tomar a direção do mέta do DiEM25, olhando para uma sociedade democratizada e tecnologicamente avançada, conduzindo um dia a um comunismo liberal como o Star Trek. Ou,
  • Podemos render-nos ao Meta de Zuckerberg, uma tecno-distopia que conduzirá a humanidade a um pesadelo como o Matrix.

É aqui que tu entras.

Para nos ajudares a ajudar-te a seguir pelo caminho do mέta do DiEM25, em vez de seres sugado para o Meta do Zuckerberg, aqui estão alguns passos simples que pode dar:

  • Junta-te ao DiEM25, juntamente com Noam Chomsky, Naomi Klein, Slavoj Zizek, Caroline Lucas e dezenas de milhares de activistas e pensadores progressistas
  • Contribui para o DiEM25, lembrando os ziliões que Zuckerberg está a investir na sua distopia. Embora não precisemos de ziliões para combater a distopia Meta, precisamos sim da tua contribuição financeira. Portanto, por favor, faz o teu donativo!
  • Segue, e contribui para o mέta do DiEM25 (clica aqui)

É o mέta do DiEM25 ou o Meta do Zuckerberg. Vamos aproveitar o dia, ou Carpe DiEM. Pois se tu, nós, não o fizermos, Zuckerberg certamente o fará!

 

Junta-te a nós!

Queres receber informação sobre as ações do DiEM25? Junta-te aqui

Yanis Varoufakis responde às perguntas frequentes sobre Israel-Palestina

Respostas a uma série de perguntas que me são feitas frequentemente por amigos e críticos sobre a questão israelo-palestiniana

Ler mais

Uma esquerda verdadeiramente progressista, social e unida é urgente para Portugal

Chegaram ao fim oito anos de governação pelas mãos de António Costa e de mais um partido socialista que, à semelhança dos seus congéneres ...

Ler mais

Petição para a demissão de Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia

Ursula von der Leyen, violou o quadro jurídico da União Europeia e desrespeitou a decência moral básica

Ler mais

Declaração DiEM25 e MERA25: Paz Agora!

As guerras em Gaza e arredores, bem como na Ucrânia, não podem ser resolvidas militarmente. Não há vitória militar que não dê origem a mais ...

Ler mais