It’s time to open the black boxes

Fundado sobre o princípio de “pensar global – agir local”, IT’S TIME TO OPEN THE BLACK BOXES! é um projeto de arte participativa fundado pela artista grega Danae Stratou, que está aberto em contínuo e que convida pessoas de todo o mundo a enviar uma única palavra online.

Submeta a Palavra Única que melhor exprima o que, no nosso mundo:

  • Sente como uma ameaça
  • Deseja preservar

ESTA OPEN CALL

Como se a crise pandémica, a emergência climática, as guerras periféricas e as migrações forçadas não fossem suficientes, os grandes antagonismos de poder assumem uma forma mais aguda, distraindo a humanidade de enfrentar os seus desafios mais prementes e pondo-a em risco mesmo de uma escalada nuclear. O nacionalismo rabino normaliza-se, populações e culturas inteiras são “canceladas”, a liberdade de expressão e o direito à informação fica ainda mais restrito, a vida económica torna-se dolorosamente incerta para muitos, novas barreiras estão a ser erguidas, milhões de refugiados estão novamente em fuga.

AS PALAVRAS SUBMETIDAS

As palavras enviadas são apresentadas em tempo real na página ANALYTICS e são também utilizadas pela artista Danae Stratou na criação de vídeos animados digitalmente que fazem parte da instalação de arte participativa aberta em contínuo.

As palavras enviadas são filtradas por idade, sexo e país. Reunidas sem intermediários, as palavras tornam-se num registo valioso do nosso tempo. Assim, a combinação de novas tecnologias com práticas artísticas abre o diálogo público, neste momento tão crítico, sobre a promoção de práticas democráticas diretas e avançadas.

OPEN THE BLACK BOXES oferece material cultural e estatístico em tempo real online para uso público. Através de formatos visualmente envolventes, a plataforma de open source reflete um retrato sempre em mudança da sociedade contemporânea. O projecto investiga o espaço entre arte, democracia e ação política, concentrando-se na forma como a sociedade responde diretamente às questões que mais nos afetam através do meio da arte.

CONTEXTO

IT’S TIME TO OPEN THE BLACK BOXES! é uma resposta a questões prementes do nosso tempo. À medida que nos deparamos com múltiplos medos, estamos a precisar de nos exprimir e os media digitais oferecem um espaço mais libertador e ecológico para esta ação. Ao abrir as “Black Boxes” trazemos à luz simbolicamente as palavras que refletem aquilo que mais nos ameaça, ou aquilo que estamos desesperadamente desejosos de preservar. Quando reunidas, estas palavras únicas ajudam a pintar uma imagem magnífica das nossas prioridades, oferecendo uma oportunidade de explorar o nosso espaço público partilhado, os nossos medos partilhados, as nossas aspirações partilhadas. O principal objetivo deste projecto é ajudar-nos a visualizar a visualizar a nossa angústia e a esperança que dela brota na atual conjuntura.

* O projeto é apoiado pelo mέta (The Centre for Postcapitalist Civilisation), o Democracy in Europe Movement 2025 – DiEM25, e a Progressive International.

Queres receber informação sobre as ações do DiEM25? Junta-te aqui

Discurso de Yanis Varoufakis para o Congresso da Palestina em Berlim: proibido pela polícia alemã

O discurso que não pude fazer, porque a polícia alemã, na última sexta-feira, invadiu em Berlim

Ler mais

Petição: Suspender Israel do desporto internacional

Exigimos com urgência a suspensão imediata da participação de Israel em todos os desportos internacionais

Ler mais

Yanis Varoufakis responde às perguntas frequentes sobre Israel-Palestina

Respostas a uma série de perguntas que me são feitas frequentemente por amigos e críticos sobre a questão israelo-palestiniana

Ler mais

Uma esquerda verdadeiramente progressista, social e unida é urgente para Portugal

Chegaram ao fim oito anos de governação pelas mãos de António Costa e de mais um partido socialista que, à semelhança dos seus congéneres ...

Ler mais