Yanis Varoufakis, Jeremy Corbyn e Ece Temelkuran apresentaram a Declaração de Atenas

A Guerra na Ucrânia apela ao apoio às vítimas da guerra e a um novo Movimento Não-Alinhado

DECLARAÇÃO DO ATENAS, 13 de Maio de 2022

  • Estamos com o povo da Ucrânia, tal como estamos com todas as pessoas que sofrem invasões, deslocações e ocupações.
  • Exigimos um cessar-fogo imediato, a retirada das forças russas e um tratado de paz abrangente garantido pela União Europeia, os Estados Unidos e a Rússia no contexto das Nações Unidas.
  • Exigimos o respeito pelo Direito Internacional e por todos os refugiados, que devem ter os seus direitos protegidos e terem acesso a um lugar seguro, independentemente da sua etnia, religião, etc.
  • Opomo-nos à divisão do mundo em blocos concorrentes que investem no militarismo desenfreado, em armas hiper-modernas de destruição maciça e numa Nova Guerra Fria.
  • Acreditamos que uma paz duradoura só pode ser alcançada através da substituição de todos os blocos militares por um quadro de segurança internacional inclusivo que desanime as tensões, amplie as liberdades, lute contra a pobreza, limite a exploração, prossiga a justiça social e ambiental e ponha fim ao domínio de um país por outro.

Com estas ideias em mente, apelamos aos democratas de todo o mundo a unir forças num novo Movimento Não-Alinhado. Neste contexto, vemos as nações não-alinhadas, democráticas e soberanas a trabalhar em conjunto por um caminho para uma paz duradoura e um mundo que possa evitar a catástrofe climática e legar à próxima geração uma oportunidade decente de criar as condições para uma prosperidade globalmente partilhada.

 

Jeremy Corbyn, Ece Temelkuran & Yanis Varoufakis, em nome de

Progressive International, DiEM25, MeRA25

 

 

Queres receber informação sobre as ações do DiEM25? Junta-te aqui

Textos como este poderão ser censurados na Alemanha a partir de sexta

Com a adoção de uma definição de anti-semitismo que considera críticas a Israel como anti-semitismo, pode aumentar a censura dos discursos ...

Ler mais

Como comunicar ideias que desafiem o status quo

Não temos os recursos dos media corporativos ou dos políticos apoiados por bilionários. Mas não precisamos deles

Ler mais

Carta aberta aos juízes do Tribunal Penal Internacional

Hoje é o aniversário do início do capítulo mais negro de uma tragédia pela qual a nossa geração responderá perante as gerações futuras

Ler mais

A emancipação de Portugal passa por derrotar a oligarquia da UE

Portugal está no centro da sua própria tempestade, uma tempestade que reflecte a tragédia da Grécia em 2015

Ler mais