Yanis Varoufakis, Jeremy Corbyn e Ece Temelkuran apresentaram a Declaração de Atenas

A Guerra na Ucrânia apela ao apoio às vítimas da guerra e a um novo Movimento Não-Alinhado

DECLARAÇÃO DO ATENAS, 13 de Maio de 2022

  • Estamos com o povo da Ucrânia, tal como estamos com todas as pessoas que sofrem invasões, deslocações e ocupações.
  • Exigimos um cessar-fogo imediato, a retirada das forças russas e um tratado de paz abrangente garantido pela União Europeia, os Estados Unidos e a Rússia no contexto das Nações Unidas.
  • Exigimos o respeito pelo Direito Internacional e por todos os refugiados, que devem ter os seus direitos protegidos e terem acesso a um lugar seguro, independentemente da sua etnia, religião, etc.
  • Opomo-nos à divisão do mundo em blocos concorrentes que investem no militarismo desenfreado, em armas hiper-modernas de destruição maciça e numa Nova Guerra Fria.
  • Acreditamos que uma paz duradoura só pode ser alcançada através da substituição de todos os blocos militares por um quadro de segurança internacional inclusivo que desanime as tensões, amplie as liberdades, lute contra a pobreza, limite a exploração, prossiga a justiça social e ambiental e ponha fim ao domínio de um país por outro.

Com estas ideias em mente, apelamos aos democratas de todo o mundo a unir forças num novo Movimento Não-Alinhado. Neste contexto, vemos as nações não-alinhadas, democráticas e soberanas a trabalhar em conjunto por um caminho para uma paz duradoura e um mundo que possa evitar a catástrofe climática e legar à próxima geração uma oportunidade decente de criar as condições para uma prosperidade globalmente partilhada.

 

Jeremy Corbyn, Ece Temelkuran & Yanis Varoufakis, em nome de

Progressive International, DiEM25, MeRA25

 

 

Queres receber informação sobre as ações do DiEM25? Junta-te aqui

Yanis Varoufakis responde às perguntas frequentes sobre Israel-Palestina

Respostas a uma série de perguntas que me são feitas frequentemente por amigos e críticos sobre a questão israelo-palestiniana

Ler mais

Uma esquerda verdadeiramente progressista, social e unida é urgente para Portugal

Chegaram ao fim oito anos de governação pelas mãos de António Costa e de mais um partido socialista que, à semelhança dos seus congéneres ...

Ler mais

Petição para a demissão de Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia

Ursula von der Leyen, violou o quadro jurídico da União Europeia e desrespeitou a decência moral básica

Ler mais

Declaração DiEM25 e MERA25: Paz Agora!

As guerras em Gaza e arredores, bem como na Ucrânia, não podem ser resolvidas militarmente. Não há vitória militar que não dê origem a mais ...

Ler mais