Declaração de Yanis Varoufakis, líder do MeRA25 Grécia, sobre o resultado das eleições gregas

Temos a obrigação de pôr termo à orbanização do país

O povo pronunciou-se. Nós, do MeRA25 – Coligação para a Ruptura, travámos a luta que tínhamos de travar, pela juventude, por muitos, pelos princípios do humanismo e da racionalidade. Esta noite, a Erdoganização e a Orbanização do país estão completas.

A “Mitsotakis Ltd” ganhou por uma esmagadora maioria. Isto deve-se em grande parte à liderança do SYRIZA, que enterrou a representação proporcional ao não aceitar a nossa proposta, desde há dois anos, de uma convergência pré-eleitoral numa frente comum a favor da ruptura. O resultado foi o aparecimento deste incrível tsunami: uma frente conservadora. O SYRIZA prometeu certas coisas às pessoas – coisas que deviam ser feitas, só que a sua realização exigia a ruptura que a liderança do SYRIZA demonizava.

A nossa própria derrota desta noite será submetida ao microscópio da nossa autocrítica rigorosa, porque o que vem em primeiro lugar durante as próximas três semanas é honrarmos todas as pessoas que acreditaram em nós e que foram às urnas – embora menos do que esperávamos – com sorrisos nos rostos, para apoiar as nossas propostas e o nosso programa de governo coerente, que – quer discordem ou concordem com ele – é sem dúvida um programa muito interessante e útil, um contributo para o debate público.

Este programa será reapresentado nas próximas semanas, juntamente com a autocrítica que iremos fazer, e imagino que com o apoio de muitas pessoas que não votaram em nós, e que agora sabem que os oligarcas estão a abrir o champanhe porque esperam que não voltemos ao Parlamento para os denunciar e expor os seus crimes. Penso, e espero, que o próximo resultado seja muito diferente. Temos uma obrigação sagrada para com todos os progressistas de travar a Orbanização, a Erdogan-ização deste país. Muito obrigado.

Vai haver alguma cooperação com outro partido para as próximas eleições?

Não, de forma alguma. Sabe muito bem que, durante o período eleitoral, não há possibilidade de um acordo programático e já rejeitámos os acordos circunstanciais desde o início.

Queres receber informação sobre as ações do DiEM25? Junta-te aqui

Yanis Varoufakis responde às perguntas frequentes sobre Israel-Palestina

Respostas a uma série de perguntas que me são feitas frequentemente por amigos e críticos sobre a questão israelo-palestiniana

Ler mais

Uma esquerda verdadeiramente progressista, social e unida é urgente para Portugal

Chegaram ao fim oito anos de governação pelas mãos de António Costa e de mais um partido socialista que, à semelhança dos seus congéneres ...

Ler mais

Petição para a demissão de Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia

Ursula von der Leyen, violou o quadro jurídico da União Europeia e desrespeitou a decência moral básica

Ler mais

Declaração DiEM25 e MERA25: Paz Agora!

As guerras em Gaza e arredores, bem como na Ucrânia, não podem ser resolvidas militarmente. Não há vitória militar que não dê origem a mais ...

Ler mais