Orientações para os voluntários do DiEM25

DiEM25 – Coletivos Espontâneos (CEDs) e Conselhos Municipais/Regionais/Nacionais DiEM25.

A ideia não é nova – reflete o conceito de “ordem espontânea” do Iluminismo Escocês, bem como ideias ou práticas de autogestão e cooperativas, as “multidões” de Rick Falkvinge, etc.

CEDs: O DiEM25 deu uma reviravolta à noção de participantes auto-organizados, aliando reuniões presenciais em Municípios com os Coletivos Espontâneos DiEM25 (CEDs) de membros empenhados em promover os objetivos do Manifesto. Para continuarem eficientes e flexíveis, os CEDs devem prever um número de membros entre 5 e 15.

Local – Para a maioria das atividades é ideal que as pessoas que compõem os CEDs vivam razoavelmente perto umas das outras.

Horizontal – Os CEDs são autogeridos e não necessitam que as suas ações sejam validadas pelo CC. Cada CED deverá eleger uma pessoa que será responsável por manter a comunicação entre o DiEM25, o CC e o próprio CED.

Orientações – Os CEDs não podem promover causas e valores além dos que estão previstos no Manifesto DiEM25 e na(s) campanha(s) atual(ais). Para assegurar que todas as ações dos CEDs estão em sintonia com o Manifesto e para ter algum controlo de qualidade sobre a forma como o público compreende o DiEM25, os membros dos CEDs são obrigados a questionar um número específico de membros DiEM25 para aprovar quaisquer textos/imagens/vídeos/ações destinadas ao público – se esta análise pelos pares aprovar o processo, o membro do CED pode proceder em nome do DiEM25. O Coordenador de Voluntários DiEM25 deverá disponibilizar Orientações detalhadas para os CEDs (por exemplo, no processo de análise pelos pares) para ser aprovado pelo CC e pelo CV.

O que é que um CED pode fazer?

Essencialmente tudo o que faça do DiEM25 um sucesso:

  • Propagar as ideias do DiEM25 (através de media, internet, eventos, etc.)

  • Desenvolver propostas de políticas para serem submetidas ao Fórum ou até mesmo ao CC

  • Trazer novos membros (pedindo-lhes para se registarem no site do DiEM25)

  • Organizar encontros, debates, apresentações, eventos e campanhas. Para poderem ser referidos como eventos oficiais DiEM25, organizados pelo <CED nome>, terão de estar abertos a todos os membros DiEM25 da mesma comunidade local, cidade ou país

O que é que um CED não pode fazer?

  • Praticar atividades ilegais

  • Promover ideias que violem o espírito do Manifesto do DiEM25 ou as campanhas em curso do DiEM25;

  • Recolher ou gastar fundos fora do sistema estabelecido pelo DIEM25 para a recolha ou aplicação de doações

  • Usar o nome, logo, plataforma ou organização do DiEM25 para fins comerciais incluindo a venda de mercadoria e de outros produtos ou serviços a membros DiEM25

  • Prometer ou mostrar apoio a outras organizações políticas ou candidatos políticos, exceto se a aliança for aprovada pelo CC. Se um CED considera que tal aliança é importante e o CC não concorda, o CED em questão poderá pedir ao CC para organizar um referendo a todos os membros relativo a este assunto.

  • Celebrar contatos em nome do DiEM25 – Internacional ou de outro modo envolver-se em ações pelas quais o nível internacional da organização será legalmente responsável

  • Organizar Assembleias DiEM25 (N.B. Contrariamente a encontros ou eventos, as Assembleias devem ser organizadas pelo CC)

  • Pretende-se representar cidades, regiões e países inteiros sem a aprovação do CC do DiEM25. Para este objetivo é expectável que adotem nomes como CED Londres1, DSC Barcelona 1, etc para que quando surgirem outros CEDs na zona estes possam adotar os nomes Londres2, Barcelona2 etc.

  • Para que fique claro que as opiniões expressas são as de um CED em específico e não do DiEM25 numa região/país inteiro na qual o CED se situa os CEDs irão usar um logo branco de fundo para publicações públicas online, enquanto a organização mais vasta usará o logo vermelho/laranja. Os CEDs também irão assinar comunicados de imprensa e outros materiais com o seu nome de CED ou com o nome “Voluntários DiEM em..” para os distinguir das mensagens pelos representantes eleitos DiEM25.

Como criar um CED

Podes ver a lista actualizada de CED’s em www.diem25.org/local-groups-dscs/. É claro que podem formar-se vários CED’s na mesma cidade, mas seria bom existir uma coordenação informal entre eles. Se quiseres encontrar um CED, ou criar um novo, visita o fórum, vai a “Meet Local Members” e navega pelo sub-forum no seu país ou região. Lá, aproveita para criar ou responder a um post sobre a formação de um CED na tua zona. Em seguida, escreva um e-mail para volunteer@diem25.org, a fim de ser adicionado ao diretório oficial CED e receber ajuda em divulgar o teu CED.

Ir a www.diem25org/forum (https://diem25.org/forum), clicar no fórum “Meet New Members” e navegar para respectiva área geográfica. Criar ou responder a um post quanto à formação de CEDs nessa área. Se existir pouca atividade na área geográfica do membro, este também pode criar um CED online aqui.

Princípios para reuniões CED de sucesso

Os debates em pequenos grupos são o elemento essencial para fortalecer os membros. As pessoas tornam-se mais empenhadas através do ato físico de falar. Caso não falem de todo ou muito pouco tornam-se passivas e sentem-se desamparadas. O principal objetivo das reuniões CED deve ser o de motivar e capacitar os seus membros através de atividades em grupos de pares que construam a identidade coletiva e uma visão política de conjunto.

Os CEDs devem procurar encontrar respostas para a questão: O que é que os valores e princípios DiEM25 significam na prática? Como é que as reuniões podem fazer com que os participantes saiam da sala (física ou digital) entusiastas em vez de alienados?

Os CEDs são incentivados a discutir as regras de envolvimento inclusivo, não apenas no seu seio, como também transversalmente a vários CEDs, para que os membros tenham noção das mesmas desde o início, evitando terem de as invocar posteriormente na sequência de qualquer comportamento antissocial e coercivo.

Como começar um Grupo Local (CED)

Se já tens alguns amigos locais do DiEM25: escreve um e-mail para volunteer@diem25.org indicando que pretendes formar um CED (Coletivo espontâneo DiEM- grupo local) e indica os nomes e endereços de e-mail de outros quatro membros do DiEM25 que estarão neste grupo contigo. Se já tiveres tido pelo menos uma reunião física de pelo menos cinco pessoas, receberás um nome oficial de CED, o logótipo e o seu registo oficial que permite que outros membros no diretório o possam encontrar.

Se precisas de encontrar outros membros primeiro, a melhor forma de o fazer é enviando um e-mail a todos os membros na tua área através do formulário “Contacta todos”. Podes convidar outros membros para uma primeira reunião informal num café ou bar local e depois decidir como proceder a partir daí. Por vezes também podes encontrar pessoas no fórum. Vai ao fórum a “Assuntos Nacionais + Meetup” e navega até ao subforum do teu país ou região. Cria ou responde a um post sobre como formar um CED lá. Finalmente, o teu Colectivo Nacional também pode ajudar neste processo.

Todos os CEDs devem respeitar as Orientações para voluntários.

Grupos Temáticos

Os CEDs temáticos são fundados em torno de temas ou questões políticas específicas e reúnem-se normalmente online. Produzem propostas em torno do seu tema, mas não são autores das políticas do DiEM25 sobre o mesmo, nem podem representar o DiEM25 para o exterior. Como existem vários CEDs temáticos sobre o mesmo tema, os seus pontos de vista e recomendações políticas podem e irão colidir. Para além de contribuírem para o processo de criação de políticas internas do DiEM25, estes grupos temáticos também se dedicam a trabalhos educacionais, como a realização de workshops para os membros do DiEM25 sobre temas  políticos e a criação de materiais para melhor explicar as políticas do DiEM25 ao mundo.

Não é necessário ser membro de um CED Temático, ou de qualquer CED, para contribuir para os documentos políticos do DiEM25. De acordo com o Processo da Agenda Progressista para a Europa, todos os membros, organizados em grupos ou não, são convidados a contribuir com as suas ideias ou a falar com as pessoas afetadas no terreno e a trazer de lá ideias para as políticas. Os CEDs temáticos são meros grupos organizados para o fazer.

Os membros que fundem um CED Temático devem escolher um dos seguinte temas:

  •  Democracia-em-ação: Práticas democráticas no DiEM25 & na Europa (no contexto de uma Constituição Democrática Europeia)
  • New Deal Europeu para residentes, migrantes e refugiados 
  • Transparência e Tecnologia Soberana 
  • Transição verde (Energia, Indústria, Transporte & Agricultura)
  •  Educação
  •  Saúde
  • Género e sexualidade

Outros temas poderão ser acrescentados à lista acima após a apresentação de propostas adequadas aos CNs ou ao CC. Os CEDs  temáticos podem ainda indicar um sub-tema na sua lista oficial.

Os grupos temáticos reúnem-se geralmente online ou sempre que possível pessoalmente para discutir políticas e atividades relacionadas com as áreas políticas que reuniram os seus membros. Todas as regras e orientações aplicáveis aos grupos locais (CEDs) são igualmente aplicáveis aos grupos (CEDs) temáticos.

Os CEDs temáticos produzem propostas em torno do seu tema mas NÃO são autores das políticas do DiEM25 sobre esse tema, nem podem representar o DiEM25 quanto ao mesmo fora do movimento. Nota: Como existem vários CEDs temáticos sobre o mesmo tema, as suas opiniões e recomendações políticas podem e irão colidir. Tal desacordo é essencial para o processo de formulação de políticas, desde que as recomendações políticas dos CEDs temáticos sejam vistas como aquilo que são: contributos para o processo de criação de políticas internas da DiEM25].

Nomenclatura para os CEDs  temáticos (grupos temáticos) 

Para distinguir entre os diferentes grupos (CEDs) temáticos dentro do mesmo tema, ser-lhes-á atribuído um número gerado aleatoriamente no momento do registo. Dado que é muito provável que um visitante confunda um CED temático com o grupo oficial que reúne a política do DiEM25 sobre um determinado tema, os grupos temáticos são obrigados a acrescentar de forma visível declarações de isenção de responsabilidade como por exemplo “[NOME DO DSC] é um grupo de voluntários do DiEM25 que pretende transmitir os princípios, políticas e objetivos do movimento” em todos os seus materiais e presença online.

Iniciar um CED Temático

Usa o DiEM25 forum ou qualquer de grupo informal para encontrar pelo menos 5 pessoas que estejam interessadas em formar um grupo temático contigo. De seguida, escreve para thematic@diem25.org para receber um nome oficial para o grupo (CED Temático) e para que o mesmo seja acrescentado ao directório oficial, onde os restantes membros o poderão encontrar.