Orientações para os voluntários do DiEM25

DiEM25 – Coletivos Espontâneos (CEDs) e Conselhos Municipais/Regionais/Nacionais DiEM25.

A ideia não é nova – reflete o conceito de “ordem espontânea” do Iluminismo Escocês, bem como ideias ou práticas de autogestão e cooperativas, as “multidões” de Rick Falkvinge, etc.

CEDs: O DiEM25 deu uma reviravolta à noção de participantes auto-organizados, aliando reuniões presenciais em Municípios com os Coletivos Espontâneos DiEM25 (CEDs) de membros empenhados em promover os objetivos do Manifesto. Para continuarem eficientes e flexíveis, os CEDs devem prever um número de membros entre 5 e 15.

Local – Para a maioria das atividades é ideal que as pessoas que compõem os CEDs vivam razoavelmente perto umas das outras.

Horizontal – Os CEDs são autogeridos e não necessitam que as suas ações sejam validadas pelo CC. Cada CED deverá eleger uma pessoa que será responsável por manter a comunicação entre o DiEM25, o CC e o próprio CED.

Orientações – Os CEDs não podem promover causas e valores além dos que estão previstos no Manifesto DiEM25 e na(s) campanha(s) atual(ais). Para assegurar que todas as ações dos CEDs estão em sintonia com o Manifesto e para ter algum controlo de qualidade sobre a forma como o público compreende o DiEM25, os membros dos CEDs são obrigados a questionar um número específico de membros DiEM25 para aprovar quaisquer textos/imagens/vídeos/ações destinadas ao público – se esta análise pelos pares aprovar o processo, o membro do CED pode proceder em nome do DiEM25. O Coordenador de Voluntários DiEM25 deverá disponibilizar Orientações detalhadas para os CEDs (por exemplo, no processo de análise pelos pares) para ser aprovado pelo CC e pelo CV.

O que é que um CED pode fazer?

Essencialmente tudo o que faça do DiEM25 um sucesso:

  • Propagar as ideias do DiEM25 (através de media, internet, eventos, etc.)

  • Desenvolver propostas de políticas para serem submetidas ao Fórum ou até mesmo ao CC

  • Trazer novos membros (pedindo-lhes para se registarem no site do DiEM25)

  • Organizar encontros, debates, apresentações, eventos e campanhas. Para poderem ser referidos como eventos oficiais DiEM25, organizados pelo <CED nome>, terão de estar abertos a todos os membros DiEM25 da mesma comunidade local, cidade ou país

O que é que um CED não pode fazer?

  • Praticar atividades ilegais

  • Promover ideias que violem o espírito do Manifesto do DiEM25 ou as campanhas em curso do DiEM25;

  • Recolher ou gastar fundos fora do sistema estabelecido pelo DIEM25 para a recolha ou aplicação de doações

  • Usar o nome, logo, plataforma ou organização do DiEM25 para fins comerciais incluindo a venda de mercadoria e de outros produtos ou serviços a membros DiEM25

  • Prometer ou mostrar apoio a outras organizações políticas ou candidatos políticos, exceto se a aliança for aprovada pelo CC. Se um CED considera que tal aliança é importante e o CC não concorda, o CED em questão poderá pedir ao CC para organizar um referendo a todos os membros relativo a este assunto.

  • Celebrar contatos em nome do DiEM25 – Internacional ou de outro modo envolver-se em ações pelas quais o nível internacional da organização será legalmente responsável

  • Organizar Assembleias DiEM25 (N.B. Contrariamente a encontros ou eventos, as Assembleias devem ser organizadas pelo CC)

  • Pretende-se representar cidades, regiões e países inteiros sem a aprovação do CC do DiEM25. Para este objetivo é expectável que adotem nomes como CED Londres1, DSC Barcelona 1, etc para que quando surgirem outros CEDs na zona estes possam adotar os nomes Londres2, Barcelona2 etc.

  • Para que fique claro que as opiniões expressas são as de um CED em específico e não do DiEM25 numa região/país inteiro na qual o CED se situa os CEDs irão usar um logo branco de fundo para publicações públicas online, enquanto a organização mais vasta usará o logo vermelho/laranja. Os CEDs também irão assinar comunicados de imprensa e outros materiais com o seu nome de CED ou com o nome “Voluntários DiEM em..” para os distinguir das mensagens pelos representantes eleitos DiEM25.

Como criar um CED

Podes ver a lista actualizada de CED’s em www.diem25.org/local-groups-dscs/. É claro que podem formar-se vários CED’s na mesma cidade, mas seria bom existir uma coordenação informal entre eles. Se quiseres encontrar um CED, ou criar um novo, visita o fórum, vai a “Meet Local Members” e navega pelo sub-forum no seu país ou região. Lá, aproveita para criar ou responder a um post sobre a formação de um CED na tua zona. Em seguida, escreva um e-mail para volunteer@nulldiem25.org, a fim de ser adicionado ao diretório oficial CED e receber ajuda em divulgar o teu CED.

Ir a www.diem25org/forum (http://www.diem25.org/forum), clicar no fórum “Meet New Members” e navegar para respectiva área geográfica. Criar ou responder a um post quanto à formação de CEDs nessa área. Se existir pouca atividade na área geográfica do membro, este também pode criar um CED online aqui.

Princípios para reuniões CED de sucesso

Os debates em pequenos grupos são o elemento essencial para fortalecer os membros. As pessoas tornam-se mais empenhadas através do ato físico de falar. Caso não falem de todo ou muito pouco tornam-se passivas e sentem-se desamparadas. O principal objetivo das reuniões CED deve ser o de motivar e capacitar os seus membros através de atividades em grupos de pares que construam a identidade coletiva e uma visão política de conjunto.

Os CEDs devem procurar encontrar respostas para a questão: O que é que os valores e princípios DiEM25 significam na prática? Como é que as reuniões podem fazer com que os participantes saiam da sala (física ou digital) entusiastas em vez de alienados?

Os CEDs são incentivados a discutir as regras de envolvimento inclusivo, não apenas no seu seio, como também transversalmente a vários CEDs, para que os membros tenham noção das mesmas desde o início, evitando terem de as invocar posteriormente na sequência de qualquer comportamento antissocial e coercivo.

Associações DiEM25 Municipais, Regionais e Nacionais.

Os CEDs são elementos do DiEM25 e o seu alicerce. Contudo, o DiEM25 também terá de organizar campanhas a um nível municipal, regional ou nacional de forma a permitir que a organização transcenda a capacidade dos CEDs

O CC irá, após consulta e juntamente com todos os CEDs relevantes, organizar (inicialmente como um projeto piloto, posteriormente uma rede pan-europeia) para todos os membros DiEM25 de uma determinada língua, cidade, região ou país a formação de organizações oficiais DiEM25 para levar a cabo campanhas ao nível de cidades, regiões ou nacionais, por exemplo. DiEM25 no Reino Unido, DiEM25 em Itália, DiEM25 na Irlanda. Estes comités irão, em associação com o CC e CEDs relevantes, ser responsáveis pelas políticas, campanhas e atividades específicas à jurisdição Municipal/Regional/Nacional. Todas estas aglomerações necessitarão da aprovação do Conselho de Validação (CV).