DiEM25 tem um plano para a paz na Ucrânia

Membros aprovam a nossa proposta de cinco pontos que visa uma resolução pacífica da guerra

Enquanto a guerra na Ucrânia continua, não temos estado apenas nas ruas a exigir o fim deste derrame de sangue.

No espírito da democracia, e das políticas realistas – mas também radicais – que guiam o DiEM25, perguntámos aos nossos membros: qual deve ser a nossa proposta para a paz na Ucrânia?

Agora, depois de muita discussão interna e de uma votação de todos os membros, temos uma resposta. O nosso plano de paz com cinco pontos exige:

  • Um cessar-fogo imediato, seguido de uma retirada célere das tropas russas de acordo com as linhas fronteiriças de 24-Fev-2022.
  • A criação de uma zona totalmente desmilitarizada, que se estenda por 200km de cada lado das linhas fronteiriças de 24-Fev-2022, a ser monitorizada por meios acordados conjuntamente.
  • Um protocolo de não-agressão mútua, baseado no reconhecimento de que a Ucrânia é um país soberano e militarmente neutro, que não permite armas nucleares no seu território.
  • Uma estrutura de governação para as áreas do leste e sul da Ucrânia com base no Acordo de Belfast na Irlanda do Norte, para garantir a igualdade política entre as comunidades de língua russa e ucraniana.
  • Todas as partes concordam em remeter as disputas pendentes pré-existentes à invasão de 24-Fev-2022 a negociações mediadas pela ONU.

Agora vem a parte difícil: a construção de um movimento e a organização da sociedade civil por toda a Europa, para tornar esta paz numa realidade.

Esta posição mantém-se alinhada com a posição que o DiEM25 tem tido desde o início deste conflito, e é fundamentada por um imutável sentimento anti-guerra.

Para tornar este Tratado de Paz possível e credível a longo prazo, o DiEM25-MERA25 propõe que este seja debatido e concluído numa Cimeira Internacional, sob os auspícios da ONU, envolvendo como co-promotores e co-signatários – para além da Rússia e da Ucrânia – os EUA, a UE e a China. Uma vez concluído, todas as sanções ocidentais contra Rússia devem ser levantadas.

O DiEM25 nunca se demoveu de encarar esta situação complicada sem receios. Em Maio voltamos a afirmar o nosso empenho em encontrar soluções construtivas para pôr fim a esta terrível guerra.

A Declaração de Atenas

A Declaração de Atenas de Maio de 2022, que foi assinada por Jeremy Corbyn, Ece Temelkuran e Yanis Varoufakis em nome da Progressiva Internacional, do DiEM25, e do MeRA25, apela aos democratas de todo o mundo a unirem forças em torno de um Novo Movimento Não-Alinhado.

A declaração reafirma a nossa posição de que nações não-alinhadas, democráticas e soberanas a trabalhar em conjunto são a chave para a paz duradoura e para um mundo capaz de prevenir a catástrofe climática e de legar à próxima geração uma hipótese decente de criar as condições para uma prosperidade globalmente partilhada.

 

Queres receber informação sobre as ações do DiEM25? Junta-te aqui

Discurso de Yanis Varoufakis para o Congresso da Palestina em Berlim: proibido pela polícia alemã

O discurso que não pude fazer, porque a polícia alemã, na última sexta-feira, invadiu em Berlim

Ler mais

Petição: Suspender Israel do desporto internacional

Exigimos com urgência a suspensão imediata da participação de Israel em todos os desportos internacionais

Ler mais

Yanis Varoufakis responde às perguntas frequentes sobre Israel-Palestina

Respostas a uma série de perguntas que me são feitas frequentemente por amigos e críticos sobre a questão israelo-palestiniana

Ler mais

Uma esquerda verdadeiramente progressista, social e unida é urgente para Portugal

Chegaram ao fim oito anos de governação pelas mãos de António Costa e de mais um partido socialista que, à semelhança dos seus congéneres ...

Ler mais