O lançamento do MERA25 Itália: Um novo partido político, de esquerda e radical

Embora as recentes eleições em Itália possam ter deixado muitos de nós à Esquerda desanimados, já não há motivo para desespero. O DiEM25 tem o prazer de anunciar o lançamento de um novo partido político, de esquerda e radical: o MERA25 Itália.

A vitória de Giorgia Meloni não significa que a direita terá carta branca para impor a sua visão sobre o país. Este partido recém-formado servirá de balança ao defender políticas liberais e progressistas num país que ameaça caminhar na direção oposta.

Yanis Varoufakis, cofundador do DiEM25, e Federico Dolce, porta-voz do DiEM25 e membro em Itália, anunciaram a criação do novo partido político em direto no programa televisivo italiano La7 TV Di Martedì.

O que é o MERA25?

O MERA25 tem já dois partidos na Europa: o partido lançado na Grécia em Março de 2018, que tem nove assentos no Parlamento Helénico, e o partido lançado na Alemanha em Novembro de 2021, que se prepara agora para concorrer nas próximas eleições regionais alemãs.

Todos os partidos MERA25 seguem as políticas desenvolvidas pelo DiEM25 a nível Europeu e transnacional, complementadas por propostas políticas nacionais específicas a cada país onde o partido se encontra.

Em Itália, o MERA25 será lançado a 12 de Novembro, em Roma, como reação aos resultados das últimas eleições parlamentares, que deram a vitória à extrema-direita, pondo em causa os direitos fundamentais dos italianos, e até mesmo a própria democracia.

Comentários de Yanis Varoufakis

Yanis Varoufakis expressou a sua opinião sobre a importância de estabelecer especificamente em Itália uma presença política.

“A Itália tem sido um importante campo de batalha pela alma da Europa e contra o fascismo desde há mais de um século”, disse ele.

“As recentes eleições tornaram dolorosamente clara a necessidade de um partido político italiano que exale o internacionalismo, o europeísmo radical e a agenda programática progressista do DiEM25. Carpe DiEM”!

Para mais notícias sobre o MERA25 em Itália, clica aqui.

Queres receber informação sobre as ações do DiEM25? Junta-te aqui

Petição: Suspender Israel do desporto internacional

Exigimos com urgência a suspensão imediata da participação de Israel em todos os desportos internacionais

Ler mais

Yanis Varoufakis responde às perguntas frequentes sobre Israel-Palestina

Respostas a uma série de perguntas que me são feitas frequentemente por amigos e críticos sobre a questão israelo-palestiniana

Ler mais

Uma esquerda verdadeiramente progressista, social e unida é urgente para Portugal

Chegaram ao fim oito anos de governação pelas mãos de António Costa e de mais um partido socialista que, à semelhança dos seus congéneres ...

Ler mais

Petição para a demissão de Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia

Ursula von der Leyen, violou o quadro jurídico da União Europeia e desrespeitou a decência moral básica

Ler mais